Aniversário do blogue: 1 ano

No dia 18 de Setembro de 2016, surgiu este blogue, o nosso blogue. Portanto, hoje, dia 18 de Setembro de 2017 decidimos publicar este texto. Uma espécie de balanço de como foi o nosso 1ºano como bloggers.

Momentos felizes:

#1 Um dos primeiros artigos que escrevemos atingiu as 5 mil partilhas nas redes sociais

Sem perceber muito bem como, um dos primeiros artigos que escrevemos para o blogue: “Montanhas Mágicas de Portugal- Um Segredo Bem Guardado” atingiu, em menos de um mês, um grande número de partilhas. Quão grande ? 5 mil partilhas! Tantas partilhas para alguém que tinha acabado de começar um blogue foi uma grande dose de motivação.

Uma das nossas fotos de Sarajevo

#2 Recebemos um pedido de um grande jornal dos Balcãs a pedir permissão para utilizar as nossas fotos de Sarajevo

Recebemos o email, ficámos todos contentes e saltitantes por  um jornal desta magnitude querer utilizar as nossas fotos. Respondemos mostrando o nosso entusiasmo, mas pedindo que nos fosse dado o devido crédito nas fotografias e que incluíssem um link para o nosso blogue. A resposta que recebemos? Nenhuma. Nicles batatóides. Afinal de contas, talvez este não tenha sido um momento muito feliz.

Se ficaram curiosos para verem as nossas fotos de Sarajevo, cliquem aqui.

#3 Descobrimos que um importante site de notícias Bósnio chamado “Radio Sarajevo” nos menciona numa notícia

Graças à atenção que o nosso artigo em inglês com fotos de Sarajevo teve, atingiu as 3 400 partilhas.

Um hostel de Sarajevo partilhou o nosso artigo e identificou-nos. PS: Não tínhamos ficado alojados neste hostel.

E com essas partilhas, veio também algum reconhecimento por parte de sites de notícias. Ficámos em êxtase quando encontrámos uma das nossas fotos de Sarajevo acompanhada de um pequeno texto sobre nós e sobre o nosso artigo com fotos de Sarajevo.

A notícia está toda escrita em bósnio, por isso não conseguimos ter a mais pálida ideia do que escreveram sobre nós. Mas, utilizando o Google Tradutor, dá para perceber que dizem coisas muito positivas sobre as nossas fotos e sobre nós.  Resumidamente, dizem que somos conhecidos bloggers portugueses e que escrevemos regularmente sobre locais bonitos para explorar e que, recentemente, dedicámos uma publicação a Sarajevo, mostrando a cidade na sua versão mais magnífica.

Podem ver a versão original da notícia aqui.

Uma das nossas fotos de Belgrado

#4 Aos 3 meses demos uma entrevista para um jornal sérvio, o Blic

Na sequência do que mencionámos anteriormente, o nosso artigo com fotos de Belgrado em inglês também recebeu alguma atenção na Sérvia e chegou às 3 100 partilhas.

Num belo dia, recebemos uma mensagem de uma jornalista sérvia através do instagram a perguntar-nos se nos importávamos de responder a umas perguntas sobre a nossa estadia em Belgrado. Dissemos que responderíamos com todo o gosto e cedemos algumas fotos. Podem ver a notícia aqui.

Inspirados pelo sucesso dos nossos artigos com fotos de Sarajevo e Belgrado, em inglês, decidimos fazer um artigo com fotos de Lisboa. Infelizmente, não teve a adesão que pretendíamos. Mas, se ficaram com curiosidade, cliquem aqui e sintam-se à vontade para ver as nossas fotos de Lisboa.

Praia do Creiro, Arrábida

#5 Tivemos outro artigo que atingiu as 10 mil partilhas

Quando passámos um fim-de-semana em Setúbal, decidimos escrever 2 textos e tivemos a sorte de ver estes textos partilhados por páginas do facebook de Setúbal.

Para grande felicidade nossa, um desses artigos quase atingiu as 10 000 partilhas. O artigo tinha um título bastante sugestivo e talvez tenha sido essa a razão para o seu sucesso. Podem clicar aqui para ler: Maldivas? Ilhas Gregas? Não, isto é Arrábida! 

#6 Redes sociais: Atingimos os 19 000 seguidores no Instagram e os 4 000 seguidores no facebook

Ficámos radiantes de felicidade quando o nosso instagram atingiu os 19 000 seguidores. Nem queríamos acreditar. Criámos o instagram, no dia 19 de Julho de 2016, ou seja, 2 meses antes de lançarmos o blogue e a página do facebook. Já agora, já nos seguem por lá? Cliquem aqui para fazê-lo.

Ver a nossa página do facebook atingir os 4000 seguidores também foi um momento muito feliz. No entanto, há dias que ficamos um bocadinho desapontados porque não vemos tanto crescimento como gostaríamos.

Mas mais  do que ver as nossas redes sociais a crescer em número, não há nada que nos deixe mais realizados do que ver quem segue a nossa página a interagir e a comentar as nossas publicações. Nesses momentos, sentimos que somos úteis e que este projecto do blogue vale a pena.

#7 Fomos finalistas do concurso da MOMONDO

Se gostam de viagens, certamente conhecem a MOMONDO, um dos motores de pesquisa de voos e hotéis mais conhecidos do mundo. Com apenas 1 ano de existência, chegar à fase final na categoria de “Melhor Blogue” significou muito para nós.  Quase tanto como ter o privilégio de estar na mesma sala que tantos dos nossos favoritos bloggers, adorámos também a comida e a bebida à descrição. Assim sim, podemos dizer que o importante é participar!

Moinho do Maneio

#8 Fizemos parcerias com hotéis

Desde o início do blogue que decidimos dedicar uma secção para os hotéis especiais. Foi assim que surgiu a rubrica Hotéis Wow! onde gostamos de partilhar tudo sobre os hotéis mais fantásticos do nosso país e por esse mundo fora.

Na secção Hotéis Wow!, queremos mostrar apenas aqueles hotéis que gostamos verdadeiramente e jamais faremos parcerias com hotéis que achemos que não façam jus ao nosso conceito de Hotéis Wow!. Procuramos meticulosamente por hotéis que se destaquem quer pela decoração, pela localização excepcional ou pelo contacto com a natureza.

Os alojamentos com os quais decidimos colaborar neste 1º ano foram apenas dois. O Moinho do Maneio e o Convento de São Saturnino. Foram parcerias diferentes. O Moinho do Maneio é um alojamento rural que já queríamos experimentar há muito tempo. Por isso, achámos que uma parceria faria todo o sentido, mas mais do que uma parceria ganhámos 2 bons amigos: A Anabela e o Rui, que são uns queridos.

Quanto ao Convento de São Saturnino, este foi o hotel onde decidimos passar o nosso dia dos namorados. Quando lá ficámos hospedados não tínhamos feito qualquer parceria. Reservámos através da Booking e pagámos a nossa estadia como qualquer cliente normal. Gostámos tanto deste hotel que decidimos escrever um artigo sobre a nossa estadia. Mais tarde, percebemos que, pelo menos, 5 pessoas reservaram 1 ou mais noites neste hotel depois de lerem  a nossa review. Contactámos o hotel, apresentámos estes dados e sugerimos uma parceria em troca de uma noite de alojamento para o sortudo vencedor do nosso passatempo de comemoração de 1 ano de blogue. Passatempo esse que vai ser divulgado às 21h do dia de hoje.

#9 Tivemos o privilégio de trabalhar com o site  Walkli

O walkli é um site e uma app pioneira que permite a criação de mapas e rotas personalizadas de cidades. Foi um prazer receber o email do Jeff, o fundador, e aceitar este desafio. Criámos 6 mapas: 3 de Lisboa, 1 de Belgrado, 1 de Sarajevo e 1 de Budapeste. Podem consultá-los aqui.

#10 Recebemos um convite para colaborar com a MINI Portugal

Esta foi uma das nossas mais recentes conquistas, que até teve direito a uma dancinha da felicidade quando recebemos o email. Amanhã, dia 19 de Setembro, vamos a Lisboa buscar o MINI que será nosso durante 1 mês. Na 6ªf, dia 22 de Setembro, iremos comparecer no Roadshow da MINI em Setúbal. O Roadshow da MINI em Setúbal vai decorrer durante a 6ªf e o Sábado, dia 22 e 23 de Setembro. Estão todos convidados! 

 

O que aprendemos?

#1 Que ainda temos muito para aprender

#2 Ter um blogue é um investimento, ou seja, custa dinheiro

Pois é. Não nos arrependemos de cada euro investido neste blogue, mas manter um blogue a funcionar requer algum investimento.  É necessário pagar o domínio, depois é necessário comprar um tema bonitinho, depois também é necessário comprar umas quantas aplicações para a segurança e bem estar do blogue. Ah, e claro, publicidade! Também temos investido alguns tostões em publicidade no facebook.

#3 Ter um blogue dá mais trabalho do que alguma vez pensámos

Percebemos isso logo nos nossos primeiros dias como bloggers. Editar fotos, escrever textos, gerir redes sociais, optimizar o blogue para aparecer no google. Fazer tudo isto enquanto se tem uma vida e se trabalha, às vezes é um bocadinho difícil. Mas vale a pena, especialmente, quando recebemos mensagens de leitores fofinhos que lêem o que escrevemos.

#4 Tráfego bom é tráfego que provem do google

O tráfego proveniente do Google é, sem dúvida, um dos nossos pontos fracos. A grande maioria do nosso tráfego vem das nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Pinterest). Embora, alguns dos nossos artigos já comecem a aparecer no Google e já tenhamos algum tráfego constante daí, esta é uma das coisas que ambicionamos melhorar durante o próximo ano.

Top 5: Comentários e Mensagens fofinhas

Mais do que números e crescimento exponencial nas redes sociais, nada é mais recompensador do que ter comentários e receber mensagens de pessoas que nunca tínhamos conhecido antes.

#1 “A verdade é que tenho um filho na Suécia que me enviou este seu link sobre Olhão e eu já andei a partilhá-lo! Como vê o seu blogue anda no mundo todo!”

#2 “Muitos parabéns por tudo, pois para mim e provavelmente para muito que vos seguem como eu, vocês são os melhores (…) cada um gosta do que gosta, e eu gosto de vocês das vossas escolhas de viagens…. continuem e muita força e felicidades”

#3 “Adorei o artigo! Vai já para a minha lista de sítios a ir! Obrigada por darem a conhecer estes lugares mágico.”

#4 “Adoro os vossos artigos, já me têm ajudado muito a planear uns passeios a 2! Continuem o bom trabalho”

#5 “Obrigada pelos vossos posts, Heart of Everywhere! Informativos, simples, consisos. E que belas fotos! Felicidades para vocês os dois.”

Considerações finais e Notas mentais:

#1 Começar a escrever, mesmo sabendo que os primeiros textos não serão os melhores, que haverá muito a corrigir e a melhorar. Mas é importante começar por algum lado.

#2  Estamos felizes com o que o nosso blogue atingiu em apenas 1 ano. Esperamos atingir muito mais nos próximos anos da sua existência. Uma coisa é certa, ao admirar outros blogues, percebemos que um blogue de sucesso não nasce do dia para a noite. É preciso tempo para solidificar.  É preciso ganhar leitores assíduos e pessoas genuinamente interessadas no nosso conteúdo. E uma audiência forte e coesa só se desenvolve e cresce com o tempo. 

Obrigada a todos os que perdem um bocadinho do vosso tempo a mandar-nos mensagens ou a comentar o nosso blogue ou publicações nas redes sociais. São essas demonstrações que nos deixam cada vez mais empenhados para continuar a trabalhar no blogue, melhorá-lo e torná-lo mais útil.

Lara Oliveira

LEAVE A COMMENT