Hotel de 1 Bilião de Estrelas: Dormir numa Bolha

Há os hotéis de 5 estrelas, que nós também adoramos, mas depois há aqueles hotéis que nos surpreendem por nos permitirem ter uma experiência diferente. Assim é a Bolha do Moinho do Maneio, que nos permite estar deitados no conforto de uma cama e ao mesmo tempo desfrutar de uma vista desimpedida para as estrelas. São poucos os alojamentos que nos podem proporcionar algo assim. Foi esse factor de distinção entre os demais alojamentos que nos trouxe até aqui. Porém, rapidamente nos apercebemos que existem muitas mais razões para pernoitar no Moinho do Maneio. Por isso, não deixem de ler o nosso outro artigo sobre este alojamento: 5 Razões Para Pernoitar no Moinho do Maneio.

Esta é uma daquelas experiências que se enquadra na perfeição no conceito de Glamping. Não sabem o que é? Passo a explicar, então. Glamping é o termo utilizado para definir algo parecido com a prática do campismo, mas com glamour. Ou seja, uma espécie de campismo de luxo. É um tipo de alojamento cada vez mais procurado e que nós, pessoalmente, adoramos. Este tipo de alojamento é perfeito para aqueles que privilegiam o contacto com a natureza e a conexão com a mesma, sem dispensar do conforto de uma estadia num hotel, como uma cama ou um pequeno-almoço delicioso.

Localização

Este alojamento dista cerca de 10km de Penamacor e pertence ao distrito de Castelo Branco. Tem a localização ideal para partir à descoberta das Aldeias Históricas ou da Serra da Malcata.

Das 12 aldeias históricas de Portugal, as que se encontram mais perto são Monsanto, que dista cerca de 22km do alojamento, e Idanha-a-Velha, que dista cerca de 30km.  Sortelha dista cerca de 40km. Belmonte, dista cerca de 50km. Castelo Novo também dista cerca de 50km.  Podem consultar aqui o folheto das Aldeias Históricas de Portugal.  Para vos ajudar a planear melhor o que visitar, podem sempre utilizar o Google Maps que vos ajudará a calcular distâncias.

O Fundão e as suas maravilhosas cerejas ficam a uma distância de cerca de 40km. A Covilhã também dista pouco mais de 50km. Castelo Branco  dista cerca de 60km. Se decidirem visitar a Castelo Branco não se esqueçam de incluir uma visita ao Jardim do Paço. Penha Garcia e os seus fósseis também não ficam a mais de 30km.

Para quem se deseja aventurar por terras Espanholas, a fronteira com Espanha fica a menos de 15km.

Monsanto

Monsanto

Como é dormir na bolha?

Chegámos já de noite e fomos calorosamente recebidos pela Anabela e pelo Rui, os proprietários deste alojamento, e pela sua adorável família de 4 patas. Mostraram-nos a propriedade, a nossa casa de banho, levaram-nos até à bolha, e deixaram-nos à nossa disposição uma chave do portão, para o caso de querermos sair durante a noite. Não a utilizámos. Passámos a noite toda entretidos a andar pelo vasto terreno da propriedade e a tentar captar algumas fotos das estrelas.  No entanto, antes de irmos para a cama, bebemos um cálice do delicioso e caseiro, licor de boas- vindas de amora, feito pela Anabela.

Moinho do Maneio

Moinho do Maneio

Quando chegou a hora de irmos dormir na nossa adorável e isolada bolha, já estávamos cansados e com sono. Mas como é possível adormecer quando se tem 1 bilhão de estrelas sob a nossa cabeça? Já deitados na cama e de luz apagada, conversámos sobre tudo e sobre nada, sob um manto estrelado que se estendia perante os nossos olhos. Ficámos acordados até ao momento em que já não conseguimos mais suportar tanta beleza e cedemos ao cansaço. E lá adormecemos agarrados, no aconchego da nossa bolha.

Eu, friorenta profissional, quis adormecer com o aquecedor ligado que se encontra dentro da bolha. Como se isso não bastasse, meti também as mantas de reserva que se encontravam à nossa disposição na cama. Claro que não estava assim tanto frio, e acordei de madrugada a suar. Desliguei de imediato o aquecedor.

Bolha do Moinho do Maneio

Acordei já de manhã, com a luz do dia. Talvez às 6h ou 7h. Coloquei a venda preta para tapar os olhos, que os nossos anfitriões deixaram estrategicamente na bolha, virei-me para o lado e adormeci que nem uma pedra. Para além de friorenta, também sou uma esquisita para conseguir voltar adormecer quando tenho um raio de luz a entrar-me no quarto. Imaginava-me a não conseguir dormir assim que os primeiros sinais de sol surgissem. Por incrível que pareça, dormi que nem um bebé.

O Valter acordou-me um pouco antes do nosso despertador tocar às 10h a dizer que estava calor na bolha. Quando acordei do meu sono profundo mal tive capacidade para despertar e sentir a sauna que a nossa bolha se tinha tornado e levantei-me de imediato. Não consigo imaginar um despertador mais eficiente do que o calor. Foi tiro e queda! O que para nós, até foi muito bom, pois temos sempre alguns problemas de preguiça aguda na hora de sair da cama, no nosso dia de folga. Só assim, nos levantámos e começámos a aproveitar o dia mais cedo. Saímos da bolha, ainda meio ensonados e sentámo-nos nos puffs que ali se encontravam à sombra a contemplar a natureza que nos rodeava e a recuperar do efeito de estufa da bolha.

Bolha do Moinho do Maneio

Bolha do Moinho do Maneio

Bolha do Moinho do Maneio

Dúvidas e Informações Importantes Sobre a Bolha:

#1 Há tomadas? Onde posso carregar o meu telemóvel?

Esta questão também era algo que nos preocupava. Viajamos sempre com as nossas câmaras e telemóveis e, por vezes, no final do dia, já não há pisca de bateria. Mas podem ficar descansados, na bolha existe electricidade. A bolha tem um candeeiro e um aquecedor. A extensão onde o aquecedor está ligado tem 3 tomadas. Acho que será mais do que suficiente para desenrascar.

#2 Não há rede no Moinho do Maneio

Pois é, amigos. Este é o local perfeito para desconectar do mundo exterior e desfrutar de uma boa companhia. Literalmente! É melhor aproveitarem para fazer todas as comunicações que têm de fazer antes de chegarem.

#3 Onde vou à casa de banho?

Existe uma casa de banho destinada aos hóspedes da bolha que fica a uns 200 metros da mesma. Essa casa de banho é grande, tem 2 chuveiros, 2 sanitas e 1 lavatório. E mesmo ao lado da bolha, existe uma casa de banho mais simples, apenas com uma sanita. É o suficiente para vos desenrascar caso acordem a meio da noite com vontade de ir fazer xixi e não vos apeteça andar até à outra casa de banho.

#4 O efeito de estufa que se sente na bolha durante o dia afecta negativamente  a experiência?

Não afectou de todo, a nossa experiência na bolha. É possível que o calor tenha começado mais cedo, mas nós conseguimos dormir, perfeitamente, até quase às 10h. Nós, que no nosso dia de folga, sempre que o despertador toca, nos viramos para o lado e nos voltamos a adormecer, conseguimos começar a aproveitar o nosso dia a horas decentes.

Para além do mais, há tantas actividades giras para se fazer no alojamento e nas redondezas que o melhor mesmo é passar o dia  a explorar activamente os muitos encantos desta região. Sabiam que podem começar o dia a fazer kayak nas águas da ribeira da Bazágueda? Esta é apenas uma das muitas formas de entretenimento que poderão experienciar. À noite, depois de um dia cheio de aventura, quando a bolha já se encontra fresquinha e convidativa, é então a altura ideal para desfrutar da paz, da tranquilidade e do privilégio de observar as estrelas na cama.

#5 Período de funcionamento da bolha

O Moinho do Maneio tem mais quartos onde podem pernoitar durante todo o ano. No entanto, a bolha apenas funciona quando reina o bom tempo, algures entre Abril/Maio e fim de Outubro.  

Quando a Primavera se aproxima e os bons dias chegam, podem começar a ficar atentos à página do facebook do Moinho do Maneio para descobrirem se a época da bolha já está aberta.

Pequeno-Almoço

Se já estão habituados a ler os nossos textos, já devem saber que o pequeno-almoço é uma das nossas coisas favoritas quando escolhemos um alojamento. É o que nos dá uma maior motivação para sair da cama. Adoramos pequenos-almoços buffets, onde temos muitas opções por onde escolher. Este entra, certamente, para a lista dos nossos pequenos-almoços favoritos, de todo o sempre!

Havia 3 tipos de bolos diferentes. A-d-o-r-á-m-o-s o bolo de chocolate feito pela Anabela. É divinal! Tínhamos 2 tipos de sumo à escolha, de laranja e de framboesa. Havia também café, leite e água. Para além de queijos vários, pão, compotas e alguns bolinhos secos. O que nos deixou mesmo de água na boca foram as deliciosas e carnudas cerejas, as amoras e os tentadores mirtilos. O doce de iogurte com cereais e amoras também era de comer e chorar por mais. Escusado será dizer que acabámos o pequeno-almoço quase a rebolar.

Pequeno-Almoço Delicioso: Moinho do Maneio

Pequeno-Almoço Delicioso: Moinho do Maneio

A Propriedade

Para além da icónica bolha, o alojamento do Moinho do Maneio tem mais 4 casas para alugar e, em breve, terá mais uma.  Podem consultar no site oficial do Moinho do Maneio todos os alojamentos que eles têm para oferecer. Não deixem também de ler o nosso outro artigo sobre este alojamento: 5 Razões Para Pernoitar no Moinho do Maneio!

Para completar tudo o resto, o alojamento também dispõe de piscina.

Piscina: Moinho do Maneio

Ribeira da Bazágueda: Moinho do Maneio

Moinho do Maneio

Este é o simpático e sociável Jericó.

Jericó: Moinho do Maneio

Ribeira da Bazágueda: Moinho do Maneio

Kayak na Ribeira da Bazágueda: Moinho do Maneio

Os proprietários

A Anabela e o Rui são adoráveis e muito empenhados em proporcionar a melhor experiência possível aos seus hospedes. À conversa com eles pudemos perceber o enorme trabalho que foram tendo ao longo dos anos para tornar esta propriedade no lugar especial que hoje é. Foi um grande trabalho de recuperação que aqui fizeram. Basta passarem pela página do facebook do Moinho do Maneio para verem que não somos apenas nós que achamos que eles são fantásticos. É mesmo verdade! Eles são a verdadeira prova de quando se faz as coisas com amor e com dedicação, isso acaba por transparecer.

Preço e Reservas

O preço de uma noite da bolha é de 100€.

O preço das casas por noite varia entre os 70€ e os 85€.

Podem reservar directamente através do site oficial, clicando AQUI ou através da booking, clicando AQUI.

Contacto: moinhodomaneio@gmail.com   /    +351 277 394 399

Sigam o Moinho do Maneio também no facebook e instagram!

Têm mais alguma questão sobre este alojamento que gostassem de ver respondida? Mais algum alojamento diferente que gostassem de nos sugerir para experimentarmos numa próxima vez? Se gostam de descobrir mais alojamentos pouco usuais acompanhem-nos também pelo facebook e instagram.

Disclaimer: Fomos recebidos como convidados do Moinho do Maneio. Porém, esta é a nossa sincera opinião  sobre a nossa experiência. Jamais recomendaríamos ou faríamos uma parceria com um alojamento que não gostássemos verdadeiramente ou com o qual não nos identificássemos.

Lara Oliveira

2 Comments

  1. Responder

    Ruben

    10 Julho, 2017

    Artigo muito bom ! Adorei… 🙂

    • Responder

      Lara Oliveira

      10 Julho, 2017

      Ruben, muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos felizes por saber que gostou do artigo! 🙂

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS