Os Cafés Mais Giros De Lisboa

Lisboa tem imensos cafés giros e cheios de charme. Cafés únicos que resultam da recuperação de palácios antigos e  nos permitem degustar de saborosos petiscos enquanto apreciamos as pinturas de frescos nas paredes, cafés com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, cafés onde é possível comer cereais a qualquer hora do dia ou cafés que simplesmente cativam pela sua decoração única e diferente.

Desde que comecei a morar em Lisboa que iniciei uma lista com os cafés que queria experimentar um dia. A lista era grande. Com o passar do tempo pude ir experimentando alguns desses sítios e seleccionando os meus favoritos.

Como é óbvio ainda existem muitos mais que ainda quero visitar mas, por agora, já posso partilhar esta espécie de guia para quem quer descobrir alguns dos cafés mais giros de Lisboa.

#1 Palácio Chiado

O Palácio Chiado tem uma área de mil metros quadrados. É, portanto, um espaço bastante amplo e está dividido em 2 pisos. Aqui, poderão experimentar diferentes iguarias já que o espaço aloja  6 restaurantes diferentes. Sushi, picanha, hambúrgueres, comida saudável e vegetariana, sandes de presunto, mel e mostarda, bacalhau e ainda muitos doces e sobremesas são só alguns dos exemplos do que podem esperar encontrar por lá. Ao fim-de-semana poderão também encontrar brunch na charcutaria Delisbon.

Para ver os menus e mais informação sobre cada restaurante, clica aqui.

Localização: Rua do Alecrim, nº70, Chiado, Lisboa (na rua que conecta o Largo Camões ao Cais do Sodré)

Delisbon, Palácio Chiado

Delisbon, Palácio Chiado

#2 Cafetaria Village Underground Lisboa

O que pode ser mais original do que desfrutar de uma refeição num palácio? Talvez uma refeição num autocarro? Nós adoramos não só esta cafetaria, mas todo o espaço do Village Underground. Para além do mais, as tostas aqui servidas são grandes e deliciosas. Ao fim-de-semana também há brunch. Para ver o menu, clica aqui.

Localização: Museu da Carris, Rua 1º de Maio, nº103, Alcântara, Lisboa

Cafetaria Village Underground, Lisboa

Cafetaria Village Underground, Lisboa

#3 Embaixada

Este belo espaço resulta da recuperação de um antigo palácio neo-árabe e alberga muito mais do que restaurantes. Pelas várias salas estão distribuídas várias lojas.

Este é também o espaço ideal para os amantes de gin. A célebre Gin Lovers tem aqui espaço cativo.  Neste espaço irão também encontrar o Atalho Real, perfeito para os aficionados de carne.

Localização: Praça do Príncipe Real, 26, Príncipe Real, Lisboa

Embaixada

Embaixada

Embaixada

#4 Pensão Amor

Aqui, no final do século XIX, alugavam-se quartos à hora a prostitutas e marinheiros que chegavam a Lisboa. Agora, este espaço renasceu com um charme muito característico. Este é, sem dúvida, um dos cafés mais singulares da capital. Gostamos tanto deste espaço que até escrevemos uma publicação sobre o mesmo. Poderão lê-la aqui.

Hoje, ainda se alugam quartos. Porém, já não com a mesma finalidade. Os quartos são agora alugados a artistas que precisem de um espaço para trabalhar.

Localização: Rua do Alecrim, 19, Cais do Sodré, Lisboa

Pensão Amor

#5 Pavilhão Chinês

De chinês tem pouco. Não esperem encontrar um bar oriental, mas sim uma espécie de museu onde se pode desfrutar de cocktails ou de um chocolate quente. Este peculiar espaço só abre ao final da tarde, mais precisamente a partir das 18h. Conta com 5 salas diferentes que ostentam uma variada colecção. Aqui encontra-se um pouco de tudo, desde quadros a medalhas, soldadinhos de chumbo, bibelots e muito mais. Poderão encontrar mais informações aqui.

Localização: Rua D. Pedro V, 89-91, Príncipe Real, Lisboa

Pavilhão Chinês

#6 Pop Cereal Café

Aqui, os cereais não são apenas para servir ao pequeno-almoço. Este bar de cereais está aberto das 9h às 24h. E ainda bem, porque nós adoramos cereais a qualquer hora do dia. Aos cereais podem acrescentar toppings, bolachas e muitos outros ingredientes. No site oficial, os donos prometem “Não vamos servir apenas cereais com leite, como estamos habituados a comer nas nossas casas” e, de facto, esse é um objectivo, muito bem concretizado, neste espaço. Este é o local ideal para experimentar combinações únicas e dar uma nova vida à habitual taça de cereais, tão comum em todas as casas. Têm mais de 100 cereais e aqui encontram mais do que apenas as marcas nacionais de cereais. Podem pedir um dos 6 menus já criados ou podem criar a vossa taça com os cereais e toppings que quiserem. Se adoram caramelo, super recomendo o menu #3 – My friends call me caramel. Experimentei e adorei! Podem consultar o menu aqui.

Para quem acha que as misturas de tantos cereais e toppings pode resultar numa combinação desastrosa, nós asseguramos que as nossas papilas gustativas adoraram e não vêm a hora de lá voltar.

Localização: Rua do Norte, nº 64, Bairro Alto, Lisboa

Pop Cereal Café

Pop Cereal Café

#7 Lost In

Lisboa tem uma boa quota de bares panorâmicos com deslumbrantes vistas. Podemos incluir este espaço nessa categoria, mas o Lost In também se distingue pela sua decoração colorida e ambiente étnico. Podem consultar o menu aqui.

Para quem gosta de tomar um copo e ter uma vista privilegiada sobre a cidade recomendamos também os bares Park e o Topo, que ainda não tivemos oportunidade de experimentar, mas constam da nossa lista.

Localização: Rua Dom Pedro V, nº 56D, Príncipe Real, Lisboa

Lost In

Lost In

#8 Casa Independente

Esta casa que até quintal tem é muito mais do que um simples bar. É um espaço acolhedor e familiar que serve bebidas e comidas, mas que também alberga exposições e eventos regularmente. Podem consultar o menu aqui e a agenda cultural aqui

Localização: Largo Intendente Pina Manique, 45, Mouraria, Lisboa

Casa Independente

Casa Independente

Casa Independente

#9 Casa Do Alentejo

Quem avista a Casa do Alentejo do exterior jamais imaginará o que o seu interior reserva. O seu aspecto pouco apelativo exterior contribui para o factor de espanto e deslumbre que se tem ao pisar  o pátio deste palacete do século XVII de influencia mourisca. Parece que de súbito fomos teletransportados para Marrocos.

Este espaço funciona como uma Embaixada no Alentejo, em Lisboa. Nós, que somos Alentejanos, não poderíamos deixar de ficar felizes por ter um espaço como este na capital a representar e a promover tão bem a cultura alentejana.  Alberga também um restaurante e uma taberna com comida tradicional alentejana. Poderão consultar a ementa aqui e o site oficial aqui. Mesmo que não pretendam entrar para fazer uma refeição neste espaço poderão entrar apenas para contemplá-lo.

Localização: Rua das Portas de Santo Antão, 58, Rossio, Lisboa

Casa Do Alentejo

Casa Do Alentejo

#10 Darwin´s Café

Se o nome ainda não foi suficiente para perceber que este café é uma homenagem a Charles Darwin, acho que menos de 5 segundos neste espaço serão suficientes para perceber as várias referências ao naturalista e biólogo britânico. O que faz todo o sentido, uma vez que este restaurante faz parte do conceituado Centro de Investigação Champalimaud. É assim natural que este seja um lugar de culto e homenagem a um dos mais importantes homens da ciência, que ficou conhecido pelas suas teorias evolucionistas. A autoria do design é da Lanidor.

Podem consultar o menu aqui.

Localização: Avenida de Brasília, Champalimaud Centre For the Unknown, Ala B, Belém, Lisboa

Darwin´s Café

Darwin´s Café

#11 Cantina LX, LX Factory

O que não falta no espaço da LX Factory são cafés e restaurantes com decorações diferentes e apelativas, mas achámos que a Cantina LX merecia um destaque especial nesta lista. Podem consultar o menu aqui.

Localização: LX Factory, Rua Rodrigues Faria, 103, Edifício C, Piso 0, Alcântara, Lisboa

Para descobrirem os restantes restaurantes e cafés irreverentes da LX Factory, cliquem aqui.

Cantina LX, LX Factory

O vosso café favorito consta desta lista? Têm mais sugestões de outros que nos recomendem conhecer? Adoramos acrescentar novos espaços à nossa lista.

Lara Oliveira

4 Comments

  1. Responder

    Ricardo

    26 Março, 2017

    Falta a Versailles.!

    • Responder

      Lara Oliveira

      27 Março, 2017

      É verdade, Ricardo. A Versailles tem um charme muito próprio e uns bolos deliciosos 😉

  2. Responder

    RedRiddingHood

    28 Março, 2017

    Falta o foxtrot, no Príncipe Real, todo ele inspirado.nos anos 20/30

    • Responder

      Lara Oliveira

      28 Março, 2017

      Muito obrigada pela sugestão, é bastante pertinente! O Foxtrot já consta há muito tempo da nossa lista de cafés que gostávamos de conhecer, infelizmente, ainda não tivemos oportunidade de o fazer. Temos mesmo de lá ir numa próxima visita a Lisboa 😉

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS