O Encanto Natalício de Olhão e Alguns Graffitis

Meses atrás íamos a caminho de algum sítio algures no Algarve, e passámos por Olhão. Não demorou muito até algo captar a nossa atenção. No ar ficou a promessa de voltarmos a esta cidade Algarvia para lhe podermos dar maior atenção. Estão curiosos quanto ao que despoletou a nossa vontade de voltar? Nas próximas fotos poderão ver a magnífica obra de arte urbana que nos fez retornar.

img_9348-1

casa2-1

Não gostamos de rabiscos nas paredes, mas arte urbana de qualidade deixa-nos boquiabertos. Adoramos contemplar estas peças de museu a céu aberto que se podem encontrar nos sítios mais inesperados.

O artista impulsionador desta obra é Dário Silva, natural de Olhão, que assina as suas obras como Sen. Se de início fazia as suas obras na clandestinidade, hoje vive da sua arte e tem o seu estúdio onde é, inclusive, possível encomendar telas ou pedir para ter uma parede do quarto ou da sala personalizada. O contacto do artista encontra-se incorporado na obra. No entanto, uma obra tão fantástica quanto esta resultou da colaboração de vários talentosos graffiters, tais como: Travis, Bean, Homo Sapiens e Rudi.

Para além desta obra de arte, irão encontrar outras espalhadas pela cidade.

img_9372-1

Olhão é também conhecida como cidade cubista. Esta designação deve-se às construções de forma cúbica, e de influência árabe. “As casas brancas, com terraços de inspiração árabe e platibandas debruadas a cinzento e azul, são o orgulho da cidade. Uma arquitectura caracterizada pela peculiar geometria, com açoteias, mirantes, contramirantes, torres e varandas, que o bairro da Barreta, próximo dos mercados municipais, teima em preservar.”

Apesar deste tipo de construção ser de inspiração árabe, não resulta da presença islâmica nesta parte de Portugal. “Foram os próprios olhanenses que emigraram para o Norte de África que construíram um bairro ‘mouro’… cinco séculos depois de aquele povo ter sido expulso da região.”

Olhão ainda tem mais para oferecer aos seus visitantes. O Circuito das Lendas de Olhão. Este é um percurso turístico que atravessa os bairros da Barreta e do Levante e tem como objectivo evocar a “alma olhanense” e permitir aos visitantes conhecerem um bocadinho mais da história e das lendas enraizadas nesta cidade. Ficaram curiosos para saber mais sobre as lendas de Olhão? Podem encontrar mais informação aqui.

2015-outubro-001-caminho-das-lendas-01

img_9378-1

Circuito das Lendas de Olhão

Foi depois de terminarmos o percurso das lendas que desembocámos numa das ruas com as tradicionais luzinhas características desta época do ano e que culminou com um agradável passeio pela cidade, sempre encontrando iluminações de natal encantadoras. Vamos deixar que as próximas fotos falem por si:

img_9393-1

img_9390-1

img_9406-1

img_9413-1

img_9464-1-2

img_9454-1-3

Lara Oliveira

2 Comments

  1. Responder

    Manuel

    17 Dezembro, 2016

    O Sen só faz porcaria nas paredes, os Bons trabalhos são de artistas de fora !! Curiosamente nas fotos que aqui pôs não tem um único trabalho do Sen.

    • Responder

      Lara Oliveira

      17 Dezembro, 2016

      Bom dia, Manuel. Para escrever este texto procurei informar-me antes. De toda a informação online que encontrei, que julgo ser credível, atribuem a obra principal que nos atraiu a esta cidade como sendo um trabalho do Sen, ainda que não tenha sido somente ele a realizar este projecto, atribuem-no como o impulsionador desta ideia. Para além do mais, a obra está assinada por Sen. Vou partilhar consigo os sites de onde obtive a minha informação. No entanto, caso tenha melhores fontes, agradeço que as partilhe connosco, não gosto de induzir os meus leitores em erro.
      http://8700-olhao.com/dario-silva-abaixo-assinado-sen/ Neste link, que saiu no Jornal “Dica da Semana”, edição regional Algarve, pode ver que o SEN é referido como o impulsionador da ideia de renovar a propriedade Vivenda Victoria. No entanto, pelo que percebemos não foi da sua autoria exclusiva, pois neste projecto também participaram outros artistas, tais como Travis, Bean, Homo Sapiens e Rudi.

      Tentámos também informar-nos mais sobre este artista e os seus trabalhos e vimos esta mini reportagem da SIC sobre o SEN http://sicnoticias.sapo.pt/programas/olhasic/2014-08-29-O-mais-celebre-grafiter-de-Olhao

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS