Maldivas? Ilhas Gregas? Não, isto é Arrábida!

Não são raras as vezes que desejamos partir para terras longínquas sem conhecermos bem ou fazermos a mais pálida ideia das preciosidades que o nosso país tem para oferecer. Nós somos o exemplo vivo de alguém que anseia por conhecer destinos remotos e invulgares do nosso planeta terra. No entanto, achamos importante conhecer o que nosso país nos pode oferecer. Achamos importante conhecer o que é nosso, usufruir disso e, principalmente, aprender a preservar o grande património natural que temos e orgulharmo-nos disso.

Praia do Creiro, Arrábida (Setúbal)

Acreditamos que cada lugar é único e especial à sua maneira. E, comparações simplesmente não fazem jus à verdadeira e singular beleza de cada destino. Escolhemos este título para abrir o artigo apenas para sensibilizar para a estonteante beleza com que fomos presenteados e aprender a valorizá-la. Para mostrar que, por vezes, não é preciso ir longe para encontrar locais paradisíacos e que há lugares tão singulares e excepcionais, aqui tão perto de nós.

Praia do Creiro, Arrábida (Setúbal)

Ora bem, comecemos por um dos motivos que tornam a Serra da Arrábida tão especial. As praias! Viver em Portugal é de imediato sinónimo de óptimas praias. Somos uns privilegiados com esta localização à beira do Atlântico, é verdade. Mas as praias da Arrábida merecem especial destaque e um lugar cativo no nosso coração pela sua água cristalina e todo o verde envolvente. Embora a água destas praias seja fresquinha, no verão, até sabe bem para refrescar e activar a circulação.

Praia do Creiro, Arrábida (Setúbal)

As praias da Arrábida são, sem pestanejar ou hesitar por um segundo, as nossas praias favoritas em todo o país. As nossas e de muitos mais portugueses. Explorámos a Arrábida e as suas praias no fim-de-semana de 21 de Abril, ou seja, muito antes da tradicional época balnear e o que mais encontrámos em todas estas praias foram pessoas, que tal como nós, também não resistiram a ver o sol e a dar o seu primeiro mergulho. Afinal, como é possível resistir quando se tem o paraíso tão perto de casa? Cliquem aqui para ler o nosso Guia Essencial Para Explorar a Serra da Arrábida.

Praia dos Coelhos, Arrábida (Setúbal)

Para além da notória e inegável beleza das praias da Arrábida, há muito mais para ver e descobrir neste pedacinho de céu com cheiro a mar.  A cordilheira da Arrábida tem 35km e cada quilómetro merece ser percorrido e explorado.

Acordar em Setúbal, começar o dia a comer morangos e fruta fresca comprada directamente no Mercado do Livramento, seguir para uma das praias de água cristalina, percorrer a serra da Arrábida de carro ou numa caminhada, terminar o dia a jantar choco frito e a ver um filme no Alegro. Esta é a nossa definição de um fim-de-semana perfeito. Para vos ajudar nesta exploração consultem o nosso Guia, feito com muito amor e carinho.

7ª Bataria, Arrábida (Setúbal)

Miradouro do Portinho da Arrábida, Setúbal

Se querem perceber melhor e ter um vislumbre do quão especial é a Serra da Arrábida, não deixem de ver o documentário “Arrábida da Serra ao Mar”.

Com este artigo não queremos apenas dar a conhecer uma das mais extraordinárias belezas naturais de Portugal, mas sim conscientizar para a beleza única desta região e para a importância da sua preservação. Achamos inadmissível e muito triste encontrar lixo num local como a Serra da Arrábida, mas infelizmente encontrámos. Por favor, explorem esta bela região, mas não deixem lixo, nem vandalizem os espaços abandonados. A natureza merece ser preservada.

Esperamos que tenham gostado de descobrir um dos nossos distritos favoritos em Portugal, o distrito de Setúbal.

Ainda não nos seguem no Facebook e Instagram? Sigam-nos para se juntarem a nós em mais descobertas ímpares da beleza do nosso país.

Lara Oliveira

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS