Salinas de Torrevieja: Descobre a Lagoa Cor-de-Rosa de Espanha

Lagoas cor-de-rosa, como não as adorar? As Salinas de Torrevieja fazem parte das raras lagoas que possuem esta coloração e não é preciso muitas justificações para explicar este fascínio por elas. Afinal de contas, são LAGOAS COR-DE-ROSA!

Bastou ver uma foto  no Instagram de uma uma menina a flutuar no que parecia ser uma lagoa de batido de morango para, de imediato, começar a questionar-me: Como assim Espanha tem uma lagoa cor-de-rosa e eu ainda não fazia ideia disto? Não foi preciso mais do que uma curta pesquisa na internet para descobrir que essa lagoa de cor de batido de morangos existia mesmo na Espanha e que correspondia a uma das lagoas do Parque Natural de las Lagunas de La Mata y Torrevieja.

Visitar esta lagoa era um dos momentos mais esperados da road trip que fizemos por Espanha. Já tínhamos andado a ler alguns artigos e encontrámos um do site Culture Trip, que gostamos muito e achamos confiável como fonte de informação, sobre os benefícios de um banho nesta lagoa para a pele e para os pulmões.

Para além dos efeitos benéficos que a alta salinidade da água possa ter, as lamas negras que se encontram nas proximidades do lago também são uma grande atracção devido às suas propriedades terapêuticas. Não sei muito bem quais são, mas vimos imensa gente a levar garrafões de água para molhar a lama seca e fazer a sua própria mascara facial ou corporal.

Um spa secreto grátis era o que os artigos que tínhamos lido nos sugeriam e era isso que estávamos à espera de encontrar. E, para falar a verdade, foi isso que encontrámos. Havia imensa gente a desfrutar deste local como se de um spa grátis e natural se tratasse. Porém, quando lá chegámos deparámo-nos com alguns sinais de proibição, um deles indicava que era proibido entrar na água. Embora estivéssemos ansiosos por experimentar as lamas negras e entrar dentro desta bonita lagoa cor-de-rosa decidimos respeitar e perceber o porquê desta proibição e ficámos apenas pelas fotos à beira do lago.

Poderíamos ter simplesmente ignorado a proibição e nem mencioná-la aqui, perpetuando a ideia de que nadar nestas salinas é normal, mas como  bloggers de viagem achamos importante dar a conhecer sítios bonitos, lugares encantadores, mas também alertar para a importância da conservação destes locais e dar dicas úteis e conscientes para quem pretende visitá-los . 

Salinas de Torrevieja, Espanha

Localização

Esta lagoa cor-de-rosa  encontra-se inserida no Parque Natural de Las Lagunas de La Mata e Torrevieja, na cidade costeira de Torrevieja (província de Alicante). É nesta lagoa que se encontra a exploração salina de Torrevieja. Para além da famosa lagoa cor-de-rosa, este parque possui também outra lagoa salgada, a Lagoa de La Mata, perto desta lagoa encontra-se o Centro de Interpretação do parque.

Vista aérea de Torrevieja e dos seus lagos

Para mais informação sobre Torrevieja, vejam este folheto informativo do Turismo de Torrevieja.

Porque é que a água é cor-de-rosa?

A invulgar coloração rosa da água resulta da presença de pigmentos numas invulgares bactérias, chamadas halobactérias, que conseguem sobreviver em ambientes extremos, como neste lago de elevada salinidade.

Estas halobactérias possuem na sua membrana uma proteína chamada bacteriorodopsina. As algas unicelulares, Dunaliella salina, também desempenham um papel importante na coloração rosa/avermelhada da lagoa. Os crustáceos Artemia salina que habitam no lago adquirem uma coloração rosa por se alimentarem destas halobactérias.

Porque  não é permitido dar banho nas lagoas?

Como mencionámos no início deste texto, apesar de irmos preparados e equipados com fatos de banho para usufruir destas lagoas como se de um spa natural se tratasse, quando lá chegámos e vimos o sinal que proibia os banhos nesta lagoa decidimos respeitá-lo. Mais tarde, quando chegámos a casa, decidimos perceber o porquê desta proibição.

O ponto número 5 do artigo nº48 do ficheiro que legisla a conservação do Parque Natural de las Lagunas de la Mata y Torrevieja (clica aqui para consultá-lo) é o que aborda os banhos neste parque.

É importante salientar que, embora seja permitido o acesso público a este parque natural, é importante sermos conscientes e minimizar os efeitos da presença humana.

Razões para a proibição do banho nas lagoas:

  • A exploração do sal ainda está activa e em funcionamento na lagoa de Torrevieja, a lagoa cor-de-rosa.
  • Dado que estas lagoas fazem parte de um Parque Natural é importante preservar os seus ecossistemas e as suas características únicas de fauna e flora

Para mais informação sobre a legislação e conservação do Parque Natural de las Lagunas de la Mata y Torrevieja, consultem este ficheiro do Departamento de Meio Ambiente, Água, Urbanismo e Habitação. Neste ficheiro sobre a legislação do parque, o que poderá ter mais interesse para os visitantes são as Normas Gerais de Regulamento do Uso Público do Parque Natural, do artigo 46 ao 54.

Agora, que já sentimos que cumprimos a nossa missão ao partilhar convosco esta informação, resta dizer-nos que um mergulho nesta água parece ser uma actividade muito normal por estas bandas, mas isso já cabe na consciência de cada um e no respeito pelo meio ambiente, pelos seus ecossistemas e pelo sal que está nas nossas cozinhas. A vontade de um banho nestas águas rosadas pode também sair caro, uma vez que sendo uma actividade proibida, se forem apanhados pela guarda civil ou por agentes ambientais,  poderão levar uma coima

Informação importante:

  • Movidos pelo deslumbre de visitar uma lagoa cor-de-rosa, nem pensámos como seria interessante ter visitado o Centro de Visitantes e ter aprendido mais sobre esta salina que ainda hoje está de funcionamento.

Podem visitar o Centro de Visitantes de 2ªf a 6ªf das 9:30h às 14h; Sábado, Domingo e Feriados poderão visitá-lo das 9h às 13h. Para obterem mais informação de como chegar ao centro de visitantes, cliquem aqui.

  • Apesar de não termos avistado nenhum flamingo, os lagos deste Parque servem de habitat a esta espécie. Pode ser que tenham mais sorte do que nós. A melhor época para os verem é na sua época de reprodução. Nessa altura podem avistar-se até cerca de 2000 flamingos. De acordo com a informação que encontrámos os flamingos alimentam-se e descansam perto da outra lagoa que não é cor-de-rosa, a Lagoa de La Mata.
  • Para mais informação sobre o Parque natural onde esta lagoa se insere e sobre os trilhos que podem fazer pelo parque, visitem o Cento de Informação do Parque, basta clicarem aqui para saberem como chegar. O Centro de Interpretação encontra-se perto da lagoa de La Mata, também conhecida como a “lagoa que não é cor-de-rosa”

Como chegar?

Depois de levarmos a tarde a fazer tempo para que a hora de maior calor passasse, quando decidimos procurar as salinas deviam ser umas 17h/18h. Como já é habitual, escrevemos “Salinas de Torrevieja” no nosso fiel Google Maps.

Quando finalmente chegámos, ficámos desiludidos quando nos deparámos com um portão fechado. Começámos logo a pensar que apenas era possível visitar este lugar com visita marcada e que não devíamos ter empatado tanto tempo no centro comercial.

Depois, apercebemo-nos que havia uma maneira simples de lá chegar, a qualquer hora do dia, basta dirigirem-se para a urbanização El Hondo, cliquem aqui para que o Google Maps vos guie.  

Quando aqui chegarem não será difícil ver a vedação e o lago rosa. Existiam diversos buracos na rede, o que nos fez começar a ficar preocupados se este não seria um acesso legal à lagoa,  mas no fim da vedação existe mesmo um acesso directo e permitido à lagoa.

Curiosidades:

Onde dormir?

Escolhemos o Hotel Madrid para pernoitar. Algo que prezamos muito é a sinceridade e honestidade para com os nossos leitores, por isso temos de admitir que este foi o hotel que menos gostámos durante a nossa road trip. Tem pequeno-almoço incluído, que até tinha alguma variedade, e pagámos 50€ por noite. Se apenas procuram um hotel simples e não são muito esquisitos, este hotel será suficiente para passar a noite. Simplesmente não nos pareceu muito acolhedor. Talvez por todos os outros hotéis, com um preço semelhante, por onde passámos nestas 4 noites, nos terem deixado bem mais impressionados.

Há, no entanto, um hotel que gostaríamos muito de ter experimentado e que encaixaria perfeitamente na nossa rubrica Hotéis Wow! Mas, como tínhamos apenas 5 dias e 4 noites para fazer esta road trip, tivemos que o excluir do nosso itinerário.

O hotel que estamos a falar é o Vivood Hotel Paisaje, em Benimantell, e é perfeito para uma escapadinha romântica. Já andamos a namorá-lo há muito tempo. O hotel fica a cerca de 116km de Torrevieja, sensivelmente, 1h e 30 minutos de viagem, o que nem é muito para quem tem mais dias. Dá perfeitamente para pernoitar no Vivood Hotel Paisaj, sair de Benimantell por volta das 12h-13h,  e chegar às salinas ainda pela hora do calor. Nós que não quisemos ir para as salinas pela hora de maior calor passámos uma boa parte da tarde a fazer tempo no Centro Comercial Habaneras, em Torrevieja. Nesse espaço de tempo percebemos que teria dado perfeitamente para passar uma noite neste hotel de sonho e ainda chegar a boa hora às salinas.

Salinas de Torrevieja, Espanha

 Já tiveram oportunidade de visitar as Salinas de Torrevieja?  Este foi o primeiro lago cor-de-rosa que visitámos. Temos conhecimento de mais alguns, para além deste na Espanha. Nomeadamente, as Salinas d´Aigues-Mortes na França, a Laguna Colorada na Bolívia  e alguns na Austrália. E vocês, conhecem mais lagos cor-de-rosa? Partilhem connosco!

Lara Oliveira

2 Comments

  1. Responder

    Mayte Scaravelli

    15 Julho, 2017

    Que incrível! Eu adorei a dica.

    Estou morando na Espanha e frequentemente eu busco lugares diferentes para conhecer e explorar, e essa lagoa é novidade pra mim! Mas já está na minha lista e espero conhecer rápido, pois eu sempre tive muita vontade de ver um lago cor de rosa. =D

    • Responder

      Lara Oliveira

      15 Julho, 2017

      Mayte, fico muito feliz por saber que este artigo a deixou com vontade de conhecer esta lagoa. Nós também estamos sempre buscando lugares diferentes para conhecer. Em breve, teremos mais artigos no blogue sobre Espanha. Um deles será sobre o Oasys Mini Hollywood, um parque temático que fica no Deserto de Tabernas, também conhecido como o único deserto da Europa. O outro será sobre Guadix, a cidade troglodita.

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS