5 coisas para fazer em Brasov

5 coisas para fazer em Brasov

?>

Brasov até pode ser um nome desconhecido para ti, mas aposto que o nome Transilvânia já não o é. Até podes não saber que esta região montanhosa fica na Roménia, mas, quer tenha sido através de filmes ou de livros, de certeza que já ouviste falar da Transilvânia e dos seus famosos habitantes, os vampiros. Brasov, é uma cidade medieval, situada na Transilvânia. Se estiveres a planear uma visita à Roménia não podes deixar escapar a oportunidade de a visitar.

Brasov foi um dos sítios por onde passei na minha primeira viagem sozinha e que adorei. Para que não vos falte nada no vosso itinerário de Brasov e para que possam aproveitar e planear a vossa estadia por lá da melhor maneira, deixo-vos aqui o meu top 5 de coisas para fazerem em Brasov:

5 coisas para fazer em Brasov

Castelo do Drácula (Castelo de Bran) Créditos da foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Bran_Castle

  1. Visitar o Castelo do Drácula (Castelo de Bran)

O famoso Castelo do Drácula encontra-se a uma curta distância de Brasov, cerca de 30-45min. Podem chegar lá facilmente apanhando um autocarro em Brasov, por cerca de 1,20€.

No folclore romeno não faltam histórias do sobrenatural. Por todo o ambiente montanhoso e misterioso que os Cárpatos lhe proporcionam, a região da Transilvânia tornou-se perfeita para alojar mitos e crenças como os dos vampiros.

O conde Drácula pode até ter saído da imaginação do escritor irlandês, Bram Stoker, mas a personagem que lhe serviu de inspiração Vlad Tepes (ou Vlad Dracul) foi um princípe real da Valáquia, do século XVI. Vlad Tepes não era vampiro, mas a sua brutalidade e crueldade para com os seus prisioneiros era tanta que o apelidaram de Vlad, O Empalador.

Este castelo é mundialmente conhecido como Castelo do Drácula por ser o único castelo na Roménia que encaixa perfeitamente com o castelo descrito na obra de Stoker.

Curiosidade: Sabias que o autor Bram Stoker nunca visitou a Roménia? No entanto, o autor descreve na sua imortal obra muito sítios reais que podem ser visitados durante a tua próxima viagem por esta região.

Para teres mais informações sobre o Castelo, clica aqui.

 

5 coisas para fazer em Brasov

    2. Visitar o  Castelo de Peles, em Sinaia

Talvez por se encontrar localizado na Roménia e não noutro país qualquer da Europa Ocidental este castelo não tem o destaque que merece. Poucas pessoas ouvem falar nele, mas é um dos castelos mais fantásticos da Europa. Embora possam sentir-se tentados a querer visitar o famoso Castelo do Drácula e o Castelo de Peles no mesmo dia, aconselho, sinceramente, a não o fazerem. Aconselho também a dedicarem mais do vosso tempo ao Castelo de Peles. Garanto que não se irão arrepender.

Eu tentei ver os 2 castelos no mesmo dia e quando cheguei ao Castelo de Peles, as visitas ao seu interior já tinham terminado. Porém, só o vislumbre dos jardins já me deixou maravilhada e com a certeza de querer voltar um dia só para poder apreciar o seu interior.

Como chegar? Sinaia é uma cidade que se encontra a cerca de 1 hora de distância de Brasov. Podem chegar aqui facilmente de comboio.

 

5 coisas para fazer em Brasov

    3. Comer no Sergiana

Se não gostam de perder a oportunidade de experimentar a gastronomia de um país quando estão a viajar não percam a oportunidade de comer neste restaurante, em Brasov. Os pratos são deliciosos.

Já que aqui estão aproveitem também para provar a tradicional bebida romena, a Palinca. Eu provei e achei que era uma bebida demasiado forte, mas, talvez, vocês sejam mais apreciadores desta bebida do que eu.

 

5 coisas para fazer em Brasov

  4. Visitar um santuário de ursos

Os Cárpatos são uma impressionante cordilheira montanhosa do leste Europeu, mas não só. É nesta cordilheira que se encontra a maior população de ursos castanhos da Europa. Na cidade de Zarnesti, a cerca de 30 minutos de Brasov, existe um santuário de ursos. Este santuário é o maior santuário do mundo de ursos castanhos. Aqui, os ursos não estão em jaulas e o principal intuito deste santuário é o bem estar destes animais. Os ursos que aqui se encontram foram resgatados de circos e jaulas.

Podes saber mais sobre o santuário aqui e para te informares sobre o preço e horário, clica aqui.

Infelizmente, durante a minha estadia em Brasov já não consegui ir ao santuário, mas era algo que queria muito fazer.

 

5 coisas para fazer em Brasov

5. Subir de teleférico até ao Monte Tampa, onde se encontram o letreiro “Brasov”

Esta foi uma das primeiras actividades que fiz mal cheguei a Brasov.

Brasov encontra-se aos pés do Monte Tampa e, por isso é uma cidade rodeada por um verde vibrante. Se quiserem podem subir de teleférico até ao Monte Tampa, ver o letreiro de “Brasov” e fazer uma agradável caminhada para voltarem a Brasov. Foi o que eu fiz. Esta caminhada leva aproximadamente 1 hora.

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

RELATED POSTS