15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha – Roteiro de Andaluzia

Em qualquer que seja a altura do ano, férias são sempre uma boa ideia, mas férias no sul de Espanha, superam quase sempre as expectativas com que se vai. Seja pela imensidão de possibilidades do que visitar ou pela liberdade de pegar no carro e partir rumo ao nosso país vizinho como exploradores modernos dotados com GPS. Aquela sensação libertadora de deixar o trabalho para trás e rumar ao sul de Espanha, o aroma primaveril que teima em pairar no ar, talvez, seja o cheiro da felicidade.

O que há para visitar no Sul de Espanha e, especialmente, na região de Andaluzia? As opções são mais que muitas. Este roteiro de Andaluzia está repleto de ideias para umas belíssimas férias no Sul de Espanha. E, como já vem sendo hábito, sugestões de hotéis singulares e charmosos também não faltam.

Neste artigo revelamos todos os nossos lugares favoritos desde os mais conhecidos e que marcam presença habitual em quase todos os roteiros turísticos do Sul de Espanha, mas também aqueles que poucos ainda conhecem como o lago rosa de Torrevieja, a cidade troglodita de Guadix, o Deserto de Tabernas e muitos outros que em breve irão descobrir.

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Lago rosa de Torrevieja

 Espanha está dividida em 17 regiões ou Comunidades Autónomas: Andaluzia e Múrcia são as regiões mais a sul. Porém, neste artigo, vamos dedicar-nos exclusivamente a Andaluzia e aos seus muitos encantos.

Sul de Espanha – O que visitar?

Andaluzia, a segunda maior comunidade autónoma espanhola, transpira influência árabe pelos seus poros. Visitar Andaluzia permite-nos não só testemunhar, mas também admirar o majestoso legado arquitectónico que os mouros deixaram nesta parte da península ibérica. O nome Andaluzia é inclusive proveniente do nome que os muçulmanos davam ao Sul da Península Ibérica, Al- Andalus.

São oito províncias as de Andaluzia: Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga, Sevilha.

Nota: Neste roteiro de Andaluzia, os lugares estão organizados e agrupados em função da distância a que se encontram uns dos outros, de forma, a optimizar a gestão dos lugares que escolherem visitar na vossa road trip por Andaluzia. Embora não seja impossível visitarem todos os locais que sugerimos, o principal objectivo com este guia é dar a conhecer os pontos de interesse  de Andaluzia para que possam criar o vosso itinerário de sonho ao Sul de Espanha com base nos vossos interesses. Praia, montanhas, cidades com história, Andaluzia tem de tudo.

1. Sevilha & Cádis

Sevilha a Cádis (122km) – Uma combinação perfeita para os amantes de história e praia

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Sevilha

Sevilha, a menina dos olhos bonitos de Andaluzia, aquela cidade que basta visitá-la uma vez para se querer regressar outras tantas. Quando se entra em Sevilha e atravessa o Rio Guadalquivir ainda não sabemos o que esperar. No entanto, quando nos começamos a aventurar pelas suas ruas e, ocasionalmente, a deparar com monumentos como o Arquivo Geral das Índias onde se encontram reunidos inúmeros apontamentos pessoais de navegadores e documentos históricos como o Tratado de Tordesilhas. Ou a maravilha arquitectónica que é a Praça de Espanha percebemos, então, que esta soalheira cidade foi premiada com muito mais do que as tórridas temperaturas que caracterizam os seus Verões.  Gostavas de ler mais sobre Sevilha? Podes encontrar aqui, o nosso artigo dedicado a esta cidade.

Cádis é uma pequena cidade costeira, uma das mais antigas da Europa Ocidental cuja arquitectura revela uma autêntica miscelânea dos povos que a habitaram. Diz-se que em dias límpidos é possível contemplar África no horizonte. Foi daqui que Colombo partiu para a América.

Hotéis recomendados:

Sevilha:  Apartamentos Duplex San BernardoEurostars Torre SevillaHotel Alfonso XIIIHotel Alkalat

Cádis:  Luxury Yacht Suite Cádiz Parador de Cádiz 

2. Arcos de la Frontera, Zahara de La Sierra, Setenil de Las bodega & Ronda

Arcos de la Frontera a Zahara de La Sierra (53km)

Arcos de la Frontera é mais uma vila pitoresca que merece destaque na Ruta de los Pueblos Blancos.

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Andaluzia pontos de interesse: Zahara de La Sierra

Zahara de La Sierra a Setenil de Las Bodegas (33km)

Jamais havíamos ouvido o nome de  Zahara de La Sierra, apenas soubemos da existência desta pequena povoação a caminho de Ronda quando, apesar da escuridão da noite, vimos várias placas informativas anunciando que estávamos a passar pelo que parecia ser um local de grande interesse paisagístico: Zahara de La Sierra e a Sierra de Grazalema. Sem conseguirmos avistar nada, pelas horas tardias da noite, seguimos viagem imaginando como seria esta aldeia inserida na famosa rota dos Pueblos Blancos. Mais tarde, regressámos, e Zahara de La Sierra não nos desapontou. Estava tão bela com a sua água de um azul intenso, o seu castelo no topo e a serra como pano de fundo, como havíamos imaginado.

Graças às redes sociais, Setenil de Las Bodegas, não nos era completamente desconhecido. Já havíamos visto fotos desta pequena povoação com pouco mais de 3000 habitantes. A particularidade de Setenil de Las Bodegas reside na sua singular arquitectura. Ao contrário de Ronda e de Arcos de la Frontera, as suas habitações não estão empoleiradas ou assentes sobre pronunciados penhascos rochosos. Aqui, em Setenil de Las Bodegas, acontece precisamente o inverso, são os maciços rochosos que assentam em cima das casas, numa harmonia invulgar.

Setenil de Las Bodegas a Ronda (17km)

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Ronda

Ronda e a sua icónica ponte com quase cem metros de altura vivem no imaginário daqueles que sonham em visitar ou revisitar uma das mais românticas cidades Andaluzas. Na nossa road trip por Andaluzia, fizemos uma curta paragem em Ronda, mas arrependemo-nos, solenemente, de não lhe ter dedicado um dia inteiro. Adorávamos regressar e passar um ou dois dias na cidade para ter a oportunidade de caminhar livremente pelos Jardines de Cuenca e junto ao Rio Guadalevín.

Hotéis recomendados:

Zahara de La Sierra: Hotel Rural los TadeosLa Carrihuela 

Ronda: Catalonia Ronda | Hotel Montelirio | Catalonia Reina Victoria

3.  Cartajima, Juzcar & Genalguacil

Cartajima a Juzcar (6km)

A razão que nos fez incluir Cartajima no itinerário foi a descoberta do simples, mas charmoso Hotel Los Castaños com vistas panorâmicas para as serras.

Juzcar, ao contrário das outras povoações andaluzas, que se caracterizam pelas suas casas caiadas de branco, tem as suas casas pintadas de azul marinho. Todas as paredes foram pintadas de azul para acolher a estreia do filme dos Smurfs e, até aos dias de hoje, os habitantes decidiram manter assim as suas casas, o que valeu a Juzcar o apelido de “Aldeia dos Smurfs”.

Juzcar a Genalguacil (50km)

Poderia não haver razões mais espectaculares para visitar Genalguacil, para além do já óbvio facto de ser uma aldeia branca de montanha e, como tal, o charme já lhe ser intrínseco e esperado. Porém, Genalguacil surpreende porque tem mais para oferecer do que o óbvio. Graças a uma iniciativa artística que começou em 1994 e tem perdurado até aos dias de hoje – o festival de arte bianual  “Los Encuentros de Arte del Valle del Genal“, que decorre na primeira quinzena de Agosto – esta pequena povoação transformou-se num museu a céu aberto. Pois, os trabalhos criados durante este evento, os murais e as esculturas, permanecem nas ruas de Genalguacil para que os seus visitantes as possam apreciar, independentemente, da altura do ano em que a visitem.

4. Marbella & Estepona

Estepona a Marbella (33km) 

Tanto Estepona como Marbella estão localizadas na Costa del Sol, um dos destinos predilectos dos amantes de praia que visitam a região de Andaluzia. 

Curiosidade: Em, Estepona, existe um Hotel/Parque Temático/Zoológico, o Hotel Selwo Lodge, cuja temática é o safari africano. Tem acomodações simples em chalés de pedra e inclui entrada para o parque.

Depois de procurarmos alojamento em várias cidades da Andaluzia, Marbella surpreendeu-nos pela enorme quantidade de hotéis luxuosos. Infelizmente, os seus preços não são assim tão generosos para as nossas leves carteiras portuguesas. Marbella é o destino de eleição para a elite dos turistas e dos amantes das experiências de requinte, a prova disso é não só a quantidade de maravilhosos hotéis, mas também a estonteante abundância de iates atracados no Puerto Banús. Ou os 15 campos de golfe existentes na cidade.

Hotéis recomendados:

Villa Padierna Palace Hotel G.L.Marbella Club Hotel · Golf Resort & SpaRoyal Roman Empire  

5. Málaga & Mijas

Mijas a Málaga (36km)

Seguindo a costa  entre Mijas e Málaga, fica Benalmádena, um dos destinos rei das viagens de finalistas de secundário.

O pueblo de Mijas, cujo nome é dado a risota quando lido em português, é mais uma vila costeira na Costa del Sol. Mas reduzir Mijas à praia e à prática balnear é menosprezar o seu verdadeiro esplendor e a beleza de caminhar pelas suas labirínticas ruas brancas ornamentadas com coloridos vasos de flores.

Málaga é a segunda maior cidade da Andaluzia e orgulha-se de ter visto nascer o talentoso Pablo Picasso e é, precisamente, no Museu Picasso de Málaga, que podem contemplar muitas das suas obras. Málaga é muito mais do que sol e praia. É também a cidade natal de personagens ilustres, como o cantor Pablo Alborán e Antonio Banderas.

Hotéis recomendados:

Hotel Castillo de Santa CatalinaAC Hotel Malaga PalacioMolina Lario 

6. Nerja & Frigiliana

Frigiliana a Nerja (17km)

Dizem que Frigiliana é um dos mais belos pueblos de toda Andaluzia. Verdade seja dita é difícil dar o veredicto final e eleger apenas um pueblo como o mais belo de toda a região, mas não há dúvidas que Frigiliana é um bom candidato. Frigiliana cativou-nos com as suas piscinas de borda infinita com vista panorâmica para todo o Parque Natural das Serras de Tejeda, Almijara e Alhama, como é o caso de La Posada Morisca.

A primeira imagem de Nerja que alguma fez vi foi do seu aqueduto, construído no século XIX, e considerado, hoje, uma das jóias da arquitectura espanhola. O aqueduto, contudo, encontra-se no Barranco de la Coladilla de Cazadores, a 8km de Nerja.

Nerja com o seu relevo montanhoso e águas de um azul intenso merece, nem que seja, uma curta visita.

Hotéis recomendados:

El Torreon 109 Charming B&B |  La Posada Morisca | Casa del Cielo 

7. Almeria, Deserto de Tabernas & Oasys Mini Hollywood

Almeria ao Parque Temático Oasys Mini Hollywood (30km)

A província de Almeria tem muito para oferecer aos seus visitantes. Tem mar, belas praias e um castelo formoso, mas também tem um deserto nas proximidades, o Deserto de Tabernas, que promete paisagens surpreendentes e invulgares para o continente europeu.

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Oasys Mini Hollywood

As paisagens áridas do Deserto de Tabernas serviram de cenários a tantos filmes quanto é possível imaginar, especialmente, em filmes clássicos do velho oeste, como os da trilogia dos dólares de Sergio Leone, com Clint Eastwood como protagonista. Por esse motivo, são vários os parques temáticos que afloraram na secura do Deserto, tentando chamar turistas à região. Nós, recomendamos uma visita ao Oasys Mini-Hollywood ,  o maior e o que oferece uma oferta mais vasta. Podem ler o nosso artigo dedicado a este parque temático aqui : Oasys Mini Hollywood, Almeria – O Parque Temático do Oeste no Deserto de Tabernas.

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Valle Del Este Golf Resort

Hotéis recomendados: 

Aire Hotel & Ancient Baths | Valle Del Este Golf Resort

8. Parque Natural del Cabo de Gata

O Parque Natural del Cabo de Gata é mais um trunfo da província de Almeria.

Este parque é uma mescla de paisagens lunares com origem vulcânica, praias a clamar por serem descobertas, praias mais recantadas, algumas quase virgens, outras já bastante frequentadas por turistas como seria de esperar num lugar de rara beleza. A temperatura das águas mediterrâneas é um deleite para os que vão a banhos nestas águas cristalinas.

Hotéis recomendados: 

Hotel Spa Calagrande Cabo de Gata

9. O Lago Rosa de Torrevieja

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Salinas de Torrevieja

Ainda no Sul de Espanha, mas já fora dos limites de Andaluzia, podemos encontrar a 250km do Parque Natural del Cabo de Gata, um peculiar lago cor-de-rosa. Embora, este artigo prometa um roteiro de Andaluzia, não achei justo excluir Torrevieja e o seu lago rosa da lista. Afinal, não é todos os dias que se está tão perto de visitar um lago desta coloração. Esta lagoa cor de batido de morango é uma das lagoas do Parque Natural de las Lagunas de La Mata y Torrevieja.  Podem descobrir tudo e mais alguma coisa sobre Torrevieja e o seu lago rosa, incluindo como visitá-lo neste nosso artigo: Salinas de Torrevieja – Descobre o lago rosa de Espanha.

Hotéis recomendados: 

VIVOOD Landscape Hotel (Este hotel encontra-se a cerca de 116km de Torrevieja, sensivelmente, 1h e 30 minutos de viagem. Porém, é perfeito para uma escapadinha romântica.)

10. Guadix & Purullena

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Cuevas Almagruz

Guadix e Purullena são vizinhas separadas por menos de 6km. São conhecidas como povoações trogloditas, isto porque apesar de destoarem dos demais pueblos típicos de Andaluzia, entre si partilham não só a paisagem vermelho-argila, mas também a peculiar forma de alojamento dos seus antepassados, as cavernas. Apesar destas cavernas serem uma tradição milenar, muitas delas, perduram até aos dias de hoje como a forma de alojamento escolhida por alguns habitantes.

Hotéis recomendados: 

Cuevas Almagruz

11. Granada & Serra Nevada

15 Óptimas Ideias para Férias no Sul de Espanha - Roteiro de Andaluzia

Férias Sul de Espanha – O que visitar? Roteiro de Andaluzia : Granada

A Sierra Nevada é daqueles destinos imperdíveis para as famílias que buscam a diversão na neve, mas também para os que gostam da beleza das montanhas e das serras, das caminhadas.

Na Sierra Nevada há hotéis lindos, mas excessivamente caros, como o El Lodge, Ski & Spa. Mas também há aqueles que são românticos e acessíveis como o El Balcon de las Nieves.

Para além das várias pistas de ski que são um atractivo fácil para os milhares de visitantes que se aventuram nesta modalidade, há também as aldeias localizadas nos entornes da serra para visitar. Recomendamos, especialmente na primavera e verão, uma visita ao pueblo de Monachil e a ruta de Los Cahorros.

Numa visita a Sierra Nevada não se pode, ou deve, perder a oportunidade de visitar a última cidade Espanhola a ser reconquistada aos mouros, Granada. É a oportunidade ideal para aproveitar  e contemplar Alhambra (um complexo ímpar de fortalezas, palácios e jardins), jantar um maravilhoso falafel no restaurante marroquino Om-Kalsum e terminar a noite a beber um reconfortante chá quente numa das muitas Teterias espalhadas pela cidade.

Hotéis recomendados:

 Smart Suites AlbaicinEl Lodge, Ski & SpaEl Balcon de las NievesOro del Darro Suites 

12. Torcal de Antequera

O Torcal de Antequera é mais uma daquelas paisagens insólitas e invulgares que podemos encontrar na região de Andaluzia. Esta paisagem, essencialmente, rochosa formou-se há mais de 200 milhões de anos e foi inclusive declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.  Fica a 112 km de Granada.

Hotéis recomendados:

Hotel Convento La Magdalena by Checkin

13. Caminito del Rey

Pouco tempo depois da reabertura do Caminito del Rey em 2015, a sua popularidade atingiu os píncaros e, rapidamente, os visitantes começaram a chegar dos quatros cantos do mundo para percorrer os 7km deste memorável trilho.

Desde a sua existência primordial que o Caminito del Rey atraí turistas e curiosos viciados em adrenalina, movidos não só pelo encanto do enquadramento natural deste trilho, mas também por ser ideal para os adeptos de escalada e aventura. Há anos atrás o seu estado de conservação era tão arcaico que começou a ser conhecido mundo fora como um dos trilhos mais perigosos do mundo. Entre 1999 e 2000, quatro turistas perderam a vida a percorrê-lo. Alguns anos depois, o governo espanhol decidiu investir neste caminho e dar-lhe um novo rumo. Para que todos pudessem percorrer este maravilhoso trilho em segurança.

Atenção!

Para fazerem o Caminito del Rey têm de reservar e comprar bilhete com antecedência.

Também é importante que não cheguem atrasados. Quando fizemos um ano de namoro, planeámos uma viagem a Espanha, cujo principal objectivo era poder percorrer o Caminito del Rey. No entanto, perdemo-nos no caminho para chegar ao início do trilho e chegámos 30 minutos depois da hora que estava no nosso bilhete. De nada nos valeram os olhinhos tristes de bambi para o segurança. Seguimos viagem, sem percorrer o Caminito del Rey.

Hotéis recomendados:

El ArpaCortijo Dos Santos

14. Córdoba

Córdoba e a sua  mesquita-catedral atraem mais de um milhão de visitantes por ano.

Outra das grandes atracções da cidade é o Festival dos Pátios de Córdoba que decorre em maio. Os floridos pátios de Córdoba são, regra geral, propriedade privada, mas durante este festival, os habitantes abrem as suas portas para que curiosos e turistas embevecidos possam contemplar a beleza dos seus pátios e descobrir verdadeiros jardins interiores.

Hotéis recomendados:

Eurostars ConquistadorHacienda Posada de Vallina 

15. Minas de Rio Tinto

De todos os lugares mencionados nesta lista, as Minas de Rio Tinto serão, por ventura, dos lugares menos conhecidos e divulgados. É pena, porque não é todos os dias que se pode visitar uma paisagem que se aproxime tanto do nosso imaginário do planeta Marte.

Os solos férricos e avermelhados e o rio cor vermelho sangue criam uma atmosfera sem igual. Uma das actividades a não perder neste parque é a viagem pela antiga linha comercial da mina, num comboio mineiro restaurado do século XIX, que atravessa incríveis paisagens.

Hotéis recomendados:

Hotel Galería EssentiaHotel Convento Aracena & SPA

Gostaste das nossas sugestões /roteiro? Que lugares acrescentarias a esta lista para umas  esplêndidas férias no Sul de Espanha? Tens mais sugestões do que visitar em Andaluzia?

Adoramos fornecer informação e conselhos grátis aos nossos leitores. No entanto, para ajudar a sustentar o nosso blogue e pagar alguns dos nossos vícios (comida & viagens) colocámos alguns links afiliados ao longo deste artigo. O que significa que ganhámos uma pequena comissão se fizeres uma reserva através de um dos nossos links, sem qualquer custo extra para ti.

Lara Oliveira

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

RELATED POSTS