A descoberta da Fraga da Pena foi a nossa primeira experiência como perseguidores de cascatas. Nunca tínhamos ouvido falar deste pequeno paraíso até ao dia em que descobrimos uma adorável casa para alugar, por uma noite, na pequena aldeia de Pardieiros.
Localização
É apenas a 10-15 minutos de caminhada desde a aldeia de Pardieiros, que se encontra este local idílico. Pertence ao município de Arganil, distrito de Coimbra. Situa-se em plena Mata da Margaraça e Serra do Açor. Dista cerca de 79 km de Coimbra e 23 km de Arganil.
Fraga da Pena
Quando chegarem ao pé da cascata, sigam o nosso conselho e não fiquem por aí. Continuem a explorar as redondezas até descobrirem um trilho pelo verde encantado da Serra do Açor. Esse trilho é circular e vai levar-vos de volta a Pardieiros.
Toda a envolvente serrana que enquadra esta paisagem torna-a realmente inesquecível e romântica.
Este ambiente convida a um mergulho nestas águas de nascente fresquinhas, para revitalizar a mente e rejuvenescer o espírito.
Esta é uma óptima escapadela romântica. Longe de tudo e todos, no meio da serra. Envolvidos apenas pela companhia um do outro. Aqui não há confusão, reina a paz e o charme serrano.
Foz d´Égua
Relativamente perto de Pardieiros fica o Piodão, a cerca de 25km. O Piodão é uma aldeia pitoresca, digna de postal. Não sei se é possível, mas gostei ainda mais da charmosa aldeia de Foz d´ Égua, que fica a uma curta caminhada, sensivelmente a 3km, do Piodão.
Não sei o que me fascinou mais em Foz d´Égua, se o facto de ser uma aldeia isolada, rodeada de serra, ter uma piscina natural, ter casas em xisto que de tão harmoniosas não parecem reais ou ter pontes perfeitas.
Pensava que lugares assim, como Foz d´Égua, não existissem a não ser em filmes. Pensava que não fossem reais. Fiquei feliz por saber que existem e que estão aqui tão perto. Não precisamos de ir longe para encontrar pequenas jóias paisagísticas escondidas.
Onde dormir?

Casa do Rosmaninho, Piódão
Escapadinhas assim são óptimas para manter o romance . Ficámos alojados na Casa do Rosmaninho, uma amorosa casinha coberta de xisto, na aldeia de Pardieiros.
Esta casa de tão charmosa que era mais parecia uma casinha de bonecas. Foi uma experiência encantadora e ansiamos por voltar para uma escapadinha de mais dias.
Tenho de ser sincera, quando vi as fotos do alojamento na Booking não fiquei muito impressionada, mas quando lá chegámos foi impossível resistir ao encanto desta casa. Tudo estava preparado com extremo bom gosto. Notava-se que tinha existido um especial cuidado na preparação da casa para receber os seus hospedes.
Miguel
Perto da Fraga da Pena tem a Mata da Margaraça,uma floresta que representa um dos últimos redutos do que foi em tempos a floresta autóctone Portuguesa.
Perto de Foz d`égua tem o Poço da Broca,local muito lindo tb.
Lara Oliveira
Miguel, muito obrigada pela sua sugestão! Quando estivemos na Serra da Estrela e em Foz d´Égua tivemos a sorte de conhecer o Poço da Broca. Adorámos! É mesmo muito bonito