Voar com a Ryanair para Frankfurt-Hahn: Informações Importantes

Estás a pensar viajar para Frankfurt e encontraste um voo barato para o aeroporto de Frankfurt-Hahn? Então, encontraste o artigo certo para te ajudar a planear a viagem!

Fins-de-semana prolongados estão mesmo a pedir uma escapadinha. Num mês, como o de Dezembro, com 2 fins-de-semanas prolongados era impossível resistir à tentação de apanhar um voo barato para qualquer canto da Europa e, finalmente, conhecer um Mercado de Natal.

Mercado de Natal de Frankfurt

No final de Novembro, comecei a pesquisar no Skyscanner voos baratos com ida no dia 8 de Dezembro (6ªf) e regresso no dia 10 de dezembro (Domingo). Escolhi apenas as datas. No destino meti “pesquisar em toda a parte”.

Voar com a Ryanair para Frankfurt-Hahn: Informações Importantes

Os voos para Frankfurt surgiram-me em primeiro lugar nos voos internacionais, por serem os mais baratos. Ida e volta custou-me 72€, mas devo dizer-vos que há datas onde os voos são ainda mais baratos! Uma autêntica pechincha!

Eticamente, viajar com a Ryanair não nos agrada muito. Sabemos que os seus trabalhadores têm péssimas condições de trabalho para que a companhia consiga manter estes voos com preços obscenamente acessíveis. No entanto, estaríamos a mentir se vos disséssemos que nunca viajámos com a Ryanair.

A verdade é que quando procuramos voos baratos, muitas das vezes, é a Ryanair que aparece em primeiro lugar e acabamos por nem pensar muito nisso. Entre apanhar um voo barato da Ryanair  ou ficar em casa, temos optado sempre pela primeira….ainda que com algum peso na consciência.

Depois de termos voado para o aeroporto de Frankfurt-Hahn com a Ryanair, achámos pertinente partilhar as seguintes informações na expectativa que sejam úteis para aqueles que estão a ponderar apanhar o próximo voo económico para este aeroporto.

Frankfurt

#1 O aeroporto de Frankfurt-Hahn fica a 125 km da cidade de Frankfurt

Quando comprei os voos fui um bocadinho preguiçosa. Não me apeteceu fazer uma breve pesquisa para descobrir quantos quilómetros o aeroporto distava de Frankfurt  ou qual a melhor maneira de chegar ao centro da cidade. Geralmente, arranjar um transporte do aeroporto até ao centro da cidade não é uma tarefa difícil.

Para além do mais, quando reservei o alojamento, nas informações relevantes sobre a localização do hotel, vi que o aeroporto distava cerca de 14,5 km do hotel. Nada de mais, portanto.

O que eu não me apercebi foi que Frankfurt tem dois aeroportos. O aeroporto principal, que fica a 14 km da cidade e que é um dos aeroportos mais atribulados da Europa.

Depois existe o outro aeroporto, ao qual decidiram chamar Frankfurt- Hahn. O nome até pode enganar, mas este aeroporto pertence tanto a Frankfurt como Évora pertence a Lisboa ou como Beja pertence a Faro. Este aeroporto dista cerca de 125 km da cidade de Frankfurt. Seria o mesmo que termos um aeroporto em Évora e designá-lo por aeroporto de Lisboa-Évora ou passarmos a apelidar o aeroporto de Beja por aeroporto Faro-Beja, só para enganarmos alguns turistas.

O aeroporto de Frankfurt-Hahn até há uns anos atrás era completamente desconhecido. Depois, companhias aéreas low-cost como a Ryanair e a Wizz Air começaram a voar para aqui e a designá-lo carinhosamente de Frankfurt-Hahn para  dar a ideia de que, efectivamente, o aeroporto pertence a Frankfurt. Lamento informar, mas não pertence.

Voar com a Ryanair para Frankfurt-Hahn: Informações Importantes

O meu pão de gengibre gigante e sorridente no aeroporto de Frankfurt-Hahn

#2 Compra o bilhete de autocarro online para chegares ao centro de Frankfurt

Se comprares o bilhete online, no site da flibco ficar-te-à sempre mais barato.

Como vos disse anteriormente, não me tinha preocupado com o método de deslocação do aeroporto até ao centro de Frankfurt. Quando o avião aterrou em Frankfurt-Hahn, decidi perguntar onde se compravam os bilhetes para o centro de Frankfurt. O aeroporto é bastante pequeno e bastou uma indicação para perceber onde tinha de me dirigir. A estação de autocarro fica mesmo à saída do terminal do aeroporto.

Nesta viagem o Valter não pôde vir comigo porque estava a trabalhar. Foi uma viagem diferente. Levei a minha irmã e a minha mãe comigo.

Cada bilhete do aeroporto de Frankfurt-Hahn para o centro de Frankfurt, comprado directamente na bilheteira,  ficou em 19€, o que deu um total de 57€.

Para apanharmos o voo de regresso decidimos comprar os bilhetes online. O preço de cada bilhete individual desceu para 16€. E, como comprámos 3 bilhetes, o preço do 3º ficou a metade do preço, pelo que pagámos apenas 40€ pelos 3 bilhetes.

Voar com a Ryanair para Frankfurt-Hahn: Informações Importantes

Se comprarem com antecedência, e tiverem alguma sorte, até pode ser que consigam um bilhete a 5€. Já estive a pesquisar, e dependendo dos dias e das horas, há bilhetes a esse preço. Consultem o site da flibco para conseguirem bilhetes  com os melhores preços.

Outras das vantagens de comprarem o bilhete online é a de assegurarem que têm lugar no autocarro. Isto é algo importante a ter em conta, especialmente, na viagem de Frankfurt para o aeroporto de Frankfurt-Hahn.  Quando apanhámos o autocarro de Frankfurt para Frankfurt-Hahn ficámos felizes por termos comprado os bilhetes online no dia anterior. O autocarro já estava lotado e o motorista só estava a deixar entrar quem já tinha comprado previamente o bilhete online.

Frankfurt

#3 A viagem do aeroporto de Frankfurt-Hahn para o centro da cidade leva cerca de 2 horas

É melhor irem já preparados psicologicamente… o autocarro que  faz o percurso do aeroporto de Frankfurt-Hahn para o centro da cidade leva cerca de 2 horas.

Este aeroporto dista praticamente a mesma distância de Frankfurt do que da capital de um dos seus países vizinhos, o Luxemburgo. Se quiserem aproveitar os voos baratos da Ryanair para visitar o Luxemburgo, aterrar no aeroporto de Frankfurt-Hahn pode ser uma boa opção. Há autocarros que vão directamente do aeroporto de Frankfurt-Hahn para o Luxemburgo. Também é possível ir de Frankfurt-Hahn para algumas cidades francesas com o autocarro que parte do aeroporto. Consultem o site da flibco para mais informação sobre os trajectos que é possível fazer a partir do aeroporto de Frankfurt-Hahn.

Devido à distância do aeroporto de Frankfurt-Hahn à cidade de Frankfurt e aos possíveis atrasos nos voos,  aconselho que quando tracem o plano da vossa viagem para Frankfurt não façam planos muito ambiciosos para os dias em que têm os voos.

No dia que voámos para Frankfurt era suposto aterrarmos  em Frankfurt-Hahn às 16h30. Não só não aterrámos à hora prevista porque o nosso voo se atrasou, como ainda tivemos mais 2 horas de viagem até Frankfurt. Como podem calcular, chegámos a Frankfurt já de noite.

No dia de partir, tínhamos o voo às 10h da manhã, o que nos obrigou a acordar cedo e apanhar o autocarro das 6h20 para estarmos no aeroporto a horas de apanhar o voo.

Onde dormir?

Se estão a planear uma escapadinha económica para Frankfurt é normal que queiram encontrar um hotel agradável, bem localizado e ao mesmo tempo acessível. Demorei algum tempo a conseguir encontrar um hotel que combinasse uma localização central com um preço simpático. Finalmente, lá encontrei o B&B Hotel Frankfurt-Hbf!

B&B Hotel Frankfurt-Hbf

O B&B Hotel Frankfurt-Hbf é simples, sem luxos e factores wow, mas muito confortável e limpo. Recomendo vivamente!  Os quartos têm wi-fi grátis, casa de banho, são acondicionados e dispõem de ar condicionado. Também têm uma televisão com vários canais, embora todos os canais sejam alemães e os filmes sejam todos dublados.

Ao pé da recepção existe uma máquina com chocolate quente e outras bebidas de inverno, ideais para aquecer o estômago e a alma depois de um passeio nocturno.

Quanto à localização, deslocámos-nos para todo o lado a pé enquanto ficámos alojadas no B&B Hotel Frankfurt-Hbf. O hotel fica a cerca de 10 – 15 minutos a pé da estação de autocarros  e a 20-25 minutos a pé de Römerberg, o centro histórico e antigo de Frankfurt, onde decorre o Mercado de Natal.

Preço & Reservas

Um quarto duplo custou 122€ para 2 noites, ou seja, 61€ por noite. Face ao preço dos hotéis que ficam mesmo a dois passos do centro histórico, o B&B Hotel Frankfurt-Hbf apresenta-se como uma excelente opção com elevada qualidade a um preço incrível. A distância a pé não é nada de extraordinário.  É um agradável passeio para quem quer conhecer um pouco da cidade.

Para consultarem a disponibilidade do hotel durante as vossas datas e fazer a reserva apenas têm de clicar AQUI!

Dica: Aproveitem o facto de não haver roaming na Alemanha. Utilizem os vossos dados móveis e a aplicação do GoogleMaps no vosso telemóvel para chegarem aos locais que vos interessam. A nós deu-nos muito jeito!