Edição Especial Mercados de Natal: Frankfurt

A Alemanha é um país com uma grande tradição no que toca a Mercados de Natal. Embora, hoje, os Mercados de Natal já se encontrem difundidos pelos quatros cantos do mundo, foi na Alemanha que tiveram origem.

Será que o Mercado de Natal de Frankfurt vale a pena? Continuem a ler para descobrir e tirarem as vossas próprias conclusões.

Neste artigo, iremos dar-vos a conhecer o Mercado de Natal de Frankfurt. E, partilharemos também, algumas dicas práticas e úteis para os que pretendem visitar Frankfurt nesta altura do ano.

Nota: Se escolheram visitar Frankfurt e o seu encantador Mercado de Natal porque encontraram um voo da Ryanair barato, não deixem de ler o nosso artigo com informações muito pertinentes para aqueles que estão prestes a aterrar no aeroporto de Frankfurt-Hahn. Para o ler, só têm de clicar aqui.

#1 Localização: Praça Römerberg e  St Paul’s Square

É absolutamente encantador que numa cidade como Frankfurt, dominada por grandes edifícios e arranha céus, ainda haja um lugar como a praça Römerberg

Frankfurt vista a partir da Galeria Kaufhof

A praça Römerberg contrasta com a ideia de Frankfurt como grande cidade e centro financeiro da Alemanha. Aqui, não se avistam as torres e os edifícios modernos que proliferaram pela cidade. Parece que acabámos de entrar numa pequena vila medieval.

Casas de tecto em bico e cores diversas dão um ar harmonioso e cheio de vida a esta praça. Se por si só, esta já é uma praça digna de ficar eternizada nas nossas memórias, juntem-lhe toda a decoração natalícia, o grande pinheiro decorado a rigor e fica difícil encontrar um cenário mais pitoresco e adequado  para um Mercado de Natal.

Mas o Mercado de Natal não está confinado à praça Römerberg. Estende-se pela St Pauls Square e continua até à Galeria Kaufhof, uma grande superfície comercial que dispõe de um terraço com vistas panorâmicas, no último piso.

A charmosa praça Römerberg

Quando começa e termina? Usualmente, o Mercado de Natal começa no final de Novembro e termina uns dias antes do Natal. Em 2017, começou no dia 27 de novembro e perdurou até ao dia 22 de dezembro. Consultem o site oficial do turismo de Frankfurt para descobrirem as datas exactas nos próximos anos.

Horário: Segunda a Sábado das 10h às 21h e Domingo das 11h às 21h

Mercado de Natal na Praça Römerberg

#2 Curiosidade: Frankfurt tem outro Mercado de Natal

Não tivemos oportunidade de o visitar, mas Frankfurt tem outro Mercado de Natal. Muito menos conhecido e com uma localização diametralmente oposta ao Mercado de Natal de Römerberg.

Embora, segundo o que lemos, mais pequeno e menos movimentado, este outro Mercado de Natal também possui uma localização interessante. Decorre num parque florestal, no bairro Sachsenhausen, perto da Goethe Tower.

Tudo depende da vossa vontade de andar, mas da praça Römerberg a este Mercado de Natal são cerca de 4 km, ou seja, cerca de 1 hora a pé. Talvez o melhor seja mesmo apanhar o transporte publico.

Para os que ficaram interessados, podem encontrar mais informação sobre este Mercado de Natal aqui e aqui . Para ver a localização no Google Maps , só têm de clicar aqui. Podem encontrar algumas fotos aqui.

Foto do principal Mercado de Natal de Frankfurt

#3 Não esperem pela noite para visitar o Mercado de Natal

Quando a noite cai, traz com ela outro encanto e o que já era encantador em plena luz do dia, transfigura-se no epíteto da decoração natalícia.

As luzes que estiveram todo o dia ligadas, com o anoitecer, ganham outro charme. Mas com todo esse charme, o que já era movimentado durante o dia transforma-se facilmente numa espécie de hora de ponta natalícia e dar uns meros passos em frente pode ser uma tarefa complicada.

O meu sincero conselho é que não deixem de visitar o Mercado à noite e testemunhar a magia do anoitecer, mas iniciem a vossa visita ao Mercado logo pela manhã. Não é preciso madrugar até porque o Mercado só abre às 10h ou 11h, dependendo dos dias. Se seguirem este conselho terão tempo para conhecer o Mercado em maior detalhe e também mais facilidade em movimentarem-se.

A movimentação nocturna aumentada que verificámos  também se pode dever ao facto de ser fim-de-semana, mas pelo sim, pelo não é melhor prevenir.

Mercado de Natal de Frankfurt à noite

Quanto tempo é necessário para conhecer o Mercado de Natal? O tempo que cada um lhe quiser dedicar. Nós passámos tranquilamente um dia a conhecer o Mercado e as suas imediações.

#4 Não deixem de visitar o antigo bairro de  Sachsenhausen

Se o vislumbre da parte antiga de Frankfurt e as suas casas fofas vos cativaram e vos deixaram a querer mais, não deixem de explorar o bairro boémio de Frankfurt, o bairro antigo de  Sachsenhausen, também conhecido por bairro Ebbelwoi, ou bairro da cidra, pela ancestral tradição que tem na produção desta bebida.

Segundo os utilizadores do Trip Advisor, para além de ser um bairro charmoso e que manteve as características de Frankfurt antiga, este é também um óptimo lugar para sair à noite. Muito animado e com muita diversidade de bares. Se, para além de observarem casas fofas, quiserem desfrutar da vida nocturna deste lugar, o melhor mesmo é irem ao final do tarde ou mesmo à noite.

Dizem que este é também um dos melhores locais para experimentar algumas especialidades gastronómicas alemãs, para além do vinho de maçã.

O bairro de Sachsenhausen não se define apenas pela sua parte antiga e aloja também 9 museus vizinhos, que juntos formam o complexo Museumufer.

Edição Especial Mercados de Natal: Frankfurt

Uma das muitas casas fofas de Frankfurt

Infelizmente, só descobrimos a existência do bairro de Sachsenhausen depois de termos visitado Frankfurt. Mas, decidimos mencioná-lo aqui para que possam inclui-lo na vossa lista de lugares a visitar.

Localização: Não fica longe da praça Römerberg e do Mercado de Natal. Quer dizer, também não fica a dois passos, mas também não é super longe. Segundo o Google Maps fica a cerca de 1,5km, o que são cerca de 20 minutos a andar. Sachsenhausen fica do outro lado do rio Main. Se estiverem no Mercado de Natal só têm de atravessar a antiga ponte de ferro, Eiserner Steg, e depois virar à esquerda, seguir em frente, virar à direita e já está. Provavelmente, as minhas indicações não são muito úteis, até porque eu posso ter confundido a direita com a esquerda. O melhor é mesmo consultarem o Google Maps.

O centro da parte antiga e boémia do bairro de Sachsenhausen chama-se Klappergasse e é onde se pode encontrar a famosa fonte da Frau Rauscher. Algumas das ruas pedestres principais são a Rittergasse e a Paradiesgasse.

Sugestão: Outra forma engraçada de conhecer  a cidade de Frankfurt e este bairro pode ser a bordo do Ebbelwei-Express, um comboio turístico, cuja tradução à letra significa “Expresso da Cidra”, custa 8€ e oferece 1 garrafa de cidra, água ou sumo de maçã e pretzels. Podem descobrir mais sobre este comboio clicando aqui

#5 Bebidas quentes: Gluwhein, Apfelwein e chocolate quente

Provavelmente, já ouviram falar da tradicional bebida dos Mercados de Natal, o Gluwhein (vinho quente),  nós já tínhamos experimentado fazê-la em casa e adorámos o resultado! Podem ver a receita aqui. Mas bebê-la num Mercado de Natal, teve um gostinho especial.

Outra das bebidas tradicionais, especialmente em Frankfurt é o Apfelwein quente, que significa cidra quente. Também provei, por curiosidade e, embora, seja uma grande apreciadora de cidra fresca, não fiquei nada rendida ao sabor da cidra quente. Achei-a uma bebida choca e com demasiado sabor a cravinho.

Claro que, para além destas bebidas têm toda uma panóplia de variações das mesmas e tantas outras à escolha, incluindo chocolate quente. Que era de-li-ci-o-so!

Canecas do Mercado de Natal de Frankfurt de 2017

Algo tão esperado como beber estas bebidas de inverno é poder bebê-las em canecas adequadas ao evento e espírito natalício.

Da primeira vez que forem pedir uma bebida, para além do valor da bebida, pagam também o valor da caneca, que custa 3€. Nas próximas vezes que forem comprar uma bebida, já só pagam o valor da mesma. Se quiserem ficar com a caneca podem ficar porque já a pagaram. Caso contrário, só têm de entregá-la onde  compraram a primeira bebida e recebem os 3€ de volta. Claro que nós quisemos ficar com as canecas de recordação.

As canecas são diferentes de ano para ano.

#6 A loja mais adorável: Teddy Paradies

Teddy Paradies ou o paraíso dos ursinhos de peluche é uma daquelas lojas que nos deixa a delirar com tanta fofura extrema.

Esta loja  de peluches já deve ser adorável fora da época natalícia. Mas juntem ursinhos e decorações natalícias e é impossível ficar indiferente.

Localização: Fica na praça Römerberg e tem um urso grande no exterior. Podem clicar aqui,  para ver no Google Maps onde fica. Talvez identifiquem facilmente a loja se virem fotos do seu exterior no Trip Advisor.

Teddy Paradies, Frankfurt

#7 Comidas & Preços

Se gostam de comer, opções do que petiscar não vos irão faltar.

Desde a enorme oferta de salsichas, aos tradicionais pretzels e ao fondue de queijo, têm muito por onde escolher. A oferta também não é parca para os mais gulosos. Bombocas, crepes, os tradicionais Lebkuchen (uma espécie de pão doce de gengibre e especiarias, com diversos formatos, incluindo corações), waffles, chocolates e gomas.

Mercado de Natal de Frankfurt

Preços do que comemos no mercado:

#1 Um cachorro custou 3,5€

#2 As bombocas que podem ver na foto, em baixo, eram demasiado boas para se ficarmos apenas por uma. Cada uma, custou apenas 70 cêntimos. A minha, a da esquerda, era de Gluwhein. Maravilhosa!

#3 Uma waffle e uma água com gás custou 7€. Não há registo fotográfico da waffle, estivemos demasiado ocupados  a comê-la. Mas era muito boa. A água não era suposto ser com gás. Só queria uma água normal para matar a sede! Dica: Quando visitarem a Alemanha e comprarem ou pedirem água aprendam a dizer ou a perguntar se é água normal, sem gás. Agradeçam-me depois!

Bombocas, Mercado de Natal de Frankfurt

#8 Contempla a vista panorâmica no terraço da Galeria Kaufhof

Não faz propriamente parte do Mercado de Natal. Mas uma vez que o Mercado de Natal se estende desde a praça Römerberg, mais antiga e tradicional, até Hauptwache, uma zona mais comercial com dois grandes centros comerciais quase lado a lado, a Galeria Kaufhof e o My Zeil, podem por acréscimo e conveniência fazer parte do itinerário daqueles que pretendem conhecer o Mercado de Natal, mas também o que fica nas suas imediações.

Embora não seja grande fã de passar o meu tempo nestas superfícies comerciais, o terraço com vista panorâmica sobre a cidade de Frankfurt da Galeria Kaufhof tomou de imediato a minha atenção.

Vista panorâmica do terraço da Galeria Kaufhof

Claro que não conseguimos ir directamente ao terraço sem fazermos algumas paragens nos diversos pisos para apreciar algumas decorações natalícias e algumas coisas engraçadas.

O último andar tem não só o terraço, mas também um restaurante/café self-service com vistas panorâmicas da cidade sem praticar preços exorbitantes. Acabámos por escolher este local para jantar. Atenção que a parte do restaurante fecha bastante cedo. Já não me recordo exactamente da hora. Talvez fossem 19h ou 20h quando nos disseram que já não serviam mais comida.

Optámos por um prato de esparguete à bolonhesa que custou 7,95€ cada. Poderíamos, facilmente, ter divido um prato porque era demasiado grande para uma pessoa só. O sumo de laranja foi um bocadinho caro, mas soube-nos maravilhosamente bem. Custou-nos 3,95€.

Interior da Galeria Kaufhof

#9 Centro Comercial: My Zeil

Apenas a 1 minuto a pé da Galeria Kaufhof fica outro centro comercial, o My Zeil. Ainda que seja apenas outra grande superfície comercial, a sua arquitectura diferente talvez seja motivo para despertar alguma curiosidade e  visitar o seu interior.

No exterior, apresentava uma decoração de natal muito peculiar com renas . Foi precisamente isso que me atraiu.

Centro Comercial: My Zeil

#10 Lebkuchenmann: Biscoito Homem de Gengibre

Embora lhe tenha chamado biscoito, este homem de gengibre não é propriamente um biscoito, mas sim uma espécie de pão de gengibre. O sabor é bem diferente do que esperava. Embora adore a sua fofura, não gostei muito do seu sabor.

Pensava que fosse mais fácil encontrar estes homens de gengibre sorridentes nas diversas bancas do Mercado de Natal. Mas só os encontrei no supermercado da Galeria Kaufhof. No Mercado de Natal encontrei muitos biscoitos/ pães de especiarias e gengibre (Lebkuchen) em forma de coração, mas nenhum com o formato com que sempre sonhei do homem de gengibre.

Este é o mais lindo pão de gengibre e, de momento, está perneta. Estava com 20% de desconto e custou menos de 4€. Não amei o sabor, mas adoro tê-lo em exposição, no meu quarto, com este sorriso de gengibre maroto.

Onde dormir?

Se estão a pensar conhecer o Mercado de Natal de Frankfurt é normal que queiram encontrar um hotel agradável, que fique perto de Römerberg e ao mesmo tempo acessível. Demorei algum tempo a conseguir encontrar um hotel que combinasse uma localização central com um preço simpático. Finalmente, lá encontrei o B&B Hotel Frankfurt-Hbf!

O B&B Hotel Frankfurt-Hbf é simples, sem luxos e factores wow, mas muito confortável e limpo. Recomendo vivamente!  Os quartos têm wi-fi grátis, casa de banho, são acondicionados e dispõem de ar condicionado. Também têm uma televisão com vários canais.

Quanto à localização, deslocámos-nos para todo o lado a pé enquanto ficámos alojadas no B&B Hotel Frankfurt-Hbf. O hotel fica a  20-25 minutos a pé de Römerberg, o centro histórico e antigo de Frankfurt, onde decorre o mercado de Natal.

Preço & Reservas

Um quarto duplo custou 122€ para 2 noites, ou seja, 61€ por noite. Face ao preço dos hotéis que ficam mesmo a dois passos do centro histórico, o B&B Hotel Frankfurt-Hbf apresenta-se como uma excelente opção com elevada qualidade a um preço incrível.

Para consultarem a disponibilidade do hotel durante as vossas datas e fazer a reserva apenas têm de clicar AQUI!