Guia Histórico de Sarajevo

Guia Histórico de Sarajevo

Introdução Histórica da Cidade

Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina.

Esta encantadora cidade deveria ser recordada como uma jóia multicultural. Um exemplo de tolerância e abertura, não como um sítio profundamente tocado pela guerra. Durante séculos, judeus, muçulmanos, cristãos ortodoxos e católicos coexistiram, aqui, pacificamente. Contudo, o seu trágico passado, ainda recente, obriga a que recordemos a sua história também por outras razões. Assim, criámos este guia para facilitar a compreensão histórica dos acontecimentos pelos quais esta cidade passou.

Primeiramente, iremos enunciar 3 eventos históricos marcantes que ocorreram nesta cidade:

#1 O evento que desencadeou a 1ª Guerra Mundial ocorreu aqui

Assassínio do arquiduque Franz Ferdinand, do império Austro-Húngaro.  Morto a tiro por um sérvio separatista, Gavrilo Princip, durante uma visita oficial a Sarajevo (28/6/1914)

#2 Sarajevo foi anfitriã dos Jogos Olímpicos de 1984

#3 Cerco de Sarajevo (1992-1996)

No Reino da Jugoslávia, composto por 7 estados – Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Kosovo, Macedónia, Montenegro e Sérvia-  após a morte do presidente Josip Broz Tito, em 1980, começaram a reemergir tensões, outrora apaziguadas. Houve uma ascensão dos grupos nacionalistas que apelavam a uma maior autonomia, o que resultou em referendos de independência. A Jugoslávia começou, então, a desintegrar-se. A Eslovénia e Croácia foram os primeiros países a declararem a sua independência.

Em 1992, foi a vez da Bósnia votar pela sua independência. Apesar da independência ter saído vencedora nesse referendo, a Bósnia, como país multicultural que é, tinha uma grande percentagem de habitantes Sérvios, e estes, não partilhavam o mesmo desejo. Queriam que Sarajevo, e outros territórios bósnios fossem parte de uma “Grande Sérvia”. No decorrer destes eventos, os Sérvios-Bósnios, bem armados e apoiados pela Sérvia, fizeram um cerco à cidade de Sarajevo. Um cerco que começou em Abril de 1992 e se prolongou por 1425 dias, quase 4 anos.

Nasci, em 1994, apenas 2 anos após o cerco começar. Confesso que até aterrar em Sarajevo pouco sabia sobre o Cerco. A única referência de guerra que associava a esta cidade era o evento desencadeante da 1ª Guerra Mundial. Antes de aqui chegar, pensei que o texto que iria escrever para o blog seria com os cafés mais giros e únicos da cidade. Depois percebi que havia demasiados cafés giros e acolhedores em todo o lado e que preferia escrever algo com uma perspectiva mais histórica e informativa.

Agora que já destacámos os 3 eventos recentes que marcaram a história desta cidade, iremos mencionar alguns monumentos/atracções da cidade e enquadrá-los no contexto do Cerco de Sarajevo e Guerra da Bósnia:

#1 Sarajevo Roses – Rosas de Sarajevo

Guia Histórico de Sarajevo

O nome até pode ser bonito, mas na realidade, “Rosas de Sarajevo” é a designação dada às cicatrizes, no alcatrão, causadas por bombas e mísseis.  Para assinalar as cicatrizes, foram pintadas de vermelho, e servem como homenagem aos que morreram ou que ficaram feridos com o lançamento de bombas ou mísseis naquele local.

Durante a minha passagem por Sarajevo estava a decorrer um festival de cinema – Sarajevo Film Festival , que até contou com a presença do actor Robert De Niro. Um dos documentários emitidos e, que, infelizmente, não tive a oportunidade de ver foi “Sarajevo Roses“. Trata-se de um ensaio cinematográfico narrado por 5 cidadãos que escaparam à morte, sobrevivendo horrores impensáveis, e que têm lutado para reconstruir a sua cidade e a sua vida. Para os curiosos, podem acompanhar e saber mais sobre este projecto através dos respectivos links que aqui irei indicar: Facebook, Site, TrailerExcerto do Filme

 

#2 Tunnel of Hope – Túnel da Esperança Guia Histórico de Sarajevo

Este túnel foi a única conexão que Sarajevo tinha com o exterior, durante o cerco. Graças a este túnel, escavado por debaixo do aeroporto, a cidade voltou a ter acesso a linhas telefónicas, fornecimento de alimentos e energia eléctrica. Agora, cerca de 20 metros do túnel tornaram-se parte de um museu que reúne muitos objectos provenientes do cerco de Sarajevo.

 

#3 Galeria 11/07/95 – Genocídio de Srebenica

Guia Histórico de Sarajevo

O que aconteceu em Srebenica? No mês de Julho de 1995, no leste da Bósnia, cidade de Srebenica, as tropas sérvias, comandadas por Ratko Mladic exterminaram 8372 pessoas. Estas atrocidades foram, mais tarde, classificadas como genocídio, pela Justiça Internacional.

“O objectivo desta galeria é ser uma voz forte e decisiva contra todas as formas de violência neste mundo. Srebenica é um símbolo – não apenas da guerra, na Bósnia e Herzegovina, mas também do sofrimento de pessoas inocentes e da indiferença dos outros. Assim como o mundo assistiu pacificamente à morte de 8000 pessoas em Srebenica, assiste, hoje, indiferentemente a outros crimes” palavras de Tarik Samarah, fundador da galeria

Esta galeria dispõe de diversos conteúdos multimédia – imagens, documentários, áudio e vídeo. Ao comprar o bilhete comprem também o guia áudio que vale a pena.

O que aconteceu em Srebenica foi horrível. Algo que também me chocou, foi o desconhecimento deste evento pela maioria das pessoas. Eu também desconhecia tal massacre até aqui chegar. Ver e ouvir o que aconteceu em Srebenica pode ser uma experiência dilacerante. No entanto, acho que é necessário ter consciência das atrocidades cometidas, ainda mais  num passado que não é assim tão distante.

Não é possível tirar fotos no interior. A galeria fica bem localizada, mas pode ser difícil achá-la porque acaba por passar desapercebida ao andar pela rua ou então sou eu que sou muito despassarada .

Mais informação: Site da Galeria, Site Remembering Srebenica

 

#4 Cicatrizes de GuerraGuia Histórico de Sarajevo

Por toda a cidade, as cicatrizes que contam a sua história são bem visíveis. Cicatrizes essas que não permanecem apenas nos corações e mente dos seus habitantes, mas também nos edifícios da cidade. Buracos de balas, crateras de bombardeamentos em fachadas e pavimentos.

Estas cicatrizes fazem-nos recuar no tempo. Ao olhar para o aspecto da cidade e imaginar o que os seus habitantes ali passaram, é impossível  não sentir uma espécie de arrepio na espinha e algum desconforto.

“Uma vez que a análise seja feita e que o milagre da resistência bósnia seja resolvido de uma perspectiva histórica – estou certo de que o segredo estava algures nas almas e no carácter do seu povo”, citação de Alija Izetbegovic. De facto, é incrível que os habitantes de Sarajevo tenham conseguido manter o sentido de normalidade, quer tenha sido através do humor negro, da música ou dos jogos de cartas. É incrível o seu sentido de resistência e resiliência perante tais adversidades.

 

#5 Vijećnica – Biblioteca NacionalGuia Histórico de Sarajevo

Foi, inicialmente, o edifício mais representativo da arquitectura Austro-Húngara na cidade. Sofreu um excelente trabalho de reconstrução. É duro de acreditar, mas na noite de 25 e 26 de Agosto, 1992, criminosos sérvios atearam fogo à biblioteca, queimando cerca de 2 milhões de livros e outros documentos.

 

#6 Memorial em homenagem às crianças que morreram durante o cercoGuia Histórico de Sarajevo

Durante o cerco, 10 000 habitantes de Sarajevo foram mortos, incluindo 1500 crianças, principalmente, por snipers e morteiros disparados a partir das montanhas que rodeavam a cidade.

 

Sugestão: Sarajevo Funky Tours – Total Siege TourGuia Histórico de Sarajevo

Fiquei 5 dias em Sarajevo. No meu último dia, optei por fazer um tour que englobava uma visita ao Túnel da Esperança, montanhas Trebevic, e algumas pistas abandonadas dos jogos olímpicos de 1984.

O túnel da esperança, fica longe da cidade, ao pé do aeroporto. Portanto, se quiserem fazer essa visita por vocês, de transportes públicos, irão levar algum tempo para lá chegar. Caso optem por um táxi, não vos irá compensar monetariamente. Será uma melhor ideia pagarem por um tour destes, onde podem aprender alguma coisa.  Os guias que fazem estes tours são habitantes de Sarajevo, eles cresceram e sobreviveram ao cerco de Sarajevo. Ninguém será melhor do que eles para vos contar em primeira mão como era viver naquela altura.

Preço: 20€

Curiosidade:

#1 Já ouviste falar do violoncelista de Sarajevo?

Durante o cerco de Sarajevo, o violoncelista, Vedran Smailovic, ficou conhecido como o “Violoncelista de Sarajevo”. A sua arma era o seu violoncelo, ia tocar para a rua como forma de protesto, desafiando os snipers que rodeavam a cidade . Podes ver vídeos das suas actuações aqui e aqui.

 

Visitar Sarajevo trouxe-me, sobretudo, esperança. Sarajevo esteve cercado durante 1425 dias. Se Sarajevo sobreviveu,  talvez Aleppo e outras cidades Sírias, cuja situação actual nos faz apertar o coração, sobrevivam. Este é um artigo interessante para lerem. Estabelece um paralelismo entre a situação actual da Síria, e os dias do cerco de SarajevoFrom Sarajevo to Aleppo: Lessons on Surviving a Siege .

Agora, que já tens uma noção básica da história desta cidade, que tal mostrarmos-te 30 fotos para te inspirarem a visitá-la? Só tens de clicar aqui.

Lara Oliveira

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

RELATED POSTS