O que visitar em Lisboa? O que fazer em Lisboa? Estás a planear visitar Lisboa e não sabes o que há para fazer nesta incrível cidade? Então, este roteiro foi escrito a pensar em ti.
Depois de viver 5 anos em Lisboa, decidi partilhar convosco o melhor que esta cidade tem para oferecer. Neste roteiro de Lisboa encontrarão de tudo um pouco, desde as coisas mais tradicionais e turísticas a pequenos segredos menos óbvios.
Roteiro Lisboa: O Que Fazer em Lisboa? O Que Visitar em Lisboa?
Dia 1
#1 Começa o teu dia com uma grande taça de deliciosos cereais no Bairro Alto

Roteiro Lisboa: Pop Cereal Café, Lisboa
Embora o Bairro Alto seja maioritariamente conhecido pela sua animada vida nocturna, caminhar pelas suas graciosas ruas em plena luz do dia é também bastante aprazível e recomendável. Apesar de ter sugerido este café para tomar o pequeno-almoço, no Pop Cereal Café, os cereais não são apenas para comer ao pequeno-almoço. Este bar de cereais está aberto das 9h às 24h. E ainda bem, porque nós adoramos cereais a qualquer hora do dia.
Clica aqui para leres o nosso artigo sobre os cafés mais giros de Lisboa.
Localização: Rua do Norte, 64, Bairro Alto, Lisboa
#2 Perde-te nas labirínticas ruas da Mouraria e descobre a arte urbana que se esconde nas suas esquinas

O que visitar em Lisboa? Escadinhas de São Cristóvão, Mouraria
O bairro da Mouraria, para além de ser um dos mais tradicionais de Lisboa, é também um dos meus favoritos.
Gosto especialmente das suas ruas estreitas onde nos podemos perder com facilidade. O Castelo de São Jorge fica logo ao virar da esquina e o Martim Moniz, o local mais multicultural e efusivo de Lisboa, também fica nos arredores da Mouraria.
Dica: Ao percorrer o bairro da Mouraria, rapidamente, irás perceber o motivo pelo qual Lisboa é apelidada de cidade das sete colinas. Não te esqueças de levar calçado extremamente confortável e prepara-te para encontrar escadas e muitas subidas e descidas acentuadas.
#3 Visita uma galeria de arte urbana num parque de estacionamento

O que fazer em Lisboa? Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro
O Parque de Estacionamento do Chão do Loureiro é uma autêntica galeria de arte urbana. Nestas paredes poderão encontrar obras de 5 conceituados artistas nacionais.
Localização: Calçada do Marquês de Tancos, Lisboa. Clica aqui para ver no Google Maps.
#4 Almoça num palácio restaurado

O que fazer em Lisboa? Palácio Chiado, Lisboa
No Palácio Chiado poderão experimentar diferentes iguarias já que o espaço aloja 6 restaurantes diferentes. Sushi, picanha, hambúrgueres, comida saudável e vegetariana, sandes de presunto, mel e mostarda, bacalhau e ainda muitos doces e sobremesas são só alguns dos exemplos do que podem esperar encontrar por lá.
Localização: Rua do Alecrim, nº70, Chiado, Lisboa (na rua que conecta o Largo Camões ao Cais do Sodré)
Clica aqui para leres o nosso artigo sobre os cafés mais giros de Lisboa.
#5 Caminha desde a baixa Lisboeta (Baixa-Chiado) até ao Terreiro do Paço

Roteiro Lisboa: Terreiro do Paço/Praça do Comércio, Lisboa
A Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, é uma das mais icónicas praças de Lisboa.
Seria um crime saíres de Lisboa sem caminhares pela Rua Augusta, uma rua pedonal ampla que conecta a Praça do Comércio com a Praça do Rossio. A Rua Augusta é uma das ruas mais famosas de Lisboa para fazer compras.
Dica: Ao deambular pelas áreas mais turísticas de Lisboa, é bem provável que te seja oferecido haxixe. Vender haxixe ou outras drogas na rua não é legal em Portugal. O problema é que o que te estão a tentar vender como haxixe, não é nada mais, nada menos, do que folhas de louro prensado. Embora vender droga na rua não seja permitido em Portugal, vender folhas de louro prensado não é crime. Assim, não há qualquer razão legal para prender estes indivíduos que te tentam vender estas folhas de especiarias prensadas. Desde 2015 que a polícia portuguesa tem tentado alertar os turistas para esta peculiar falsificação. Então, aqui fica o conselho, não compres folhas de louro prensado ao preço do haxixe.
#6 Pára para descansar e contemplar a beleza do rio Tejo no Cais das Colunas

Roteiro Lisboa: Cais das Colunas, Lisboa
Dia 1: Mapa
Dia 2
#1 Vai à Feira da Ladra

O que fazer em Lisboa? Feira da Ladra
A Feira da Ladra decorre à 3ªF e ao Sábado.
“Começa de manhã cedo e termina à tardinha, no amplo espaço do Campo de Santa Clara. Aqui tudo se encontra à venda: utilidades, roupas, livros, objetos de coleção, antiguidades e muitos outros artigos novos e usados. Embora não exista acordo sobre a origem do seu nome, a tese mais reconhecida é que o termo “Ladra” se deve ao facto de aí se venderem objetos roubados.”
#2 Visita o fantástico Mural da autoria de André Saraiva
O que outrora era um muro degradado e com pouco graça, ganhou agora uma nova vida graças à intervenção de André Saraiva.
Localização: Muro do Jardim Botto Machado, onde se realiza a Feira da Ladra.

Roteiro Lisboa: Fantástico mural da autoria de André Saraiva
#3 Explora o bairro de Alfama

Roteiro Lisboa: Alfama, Lisboa
Alfama é o 2º bairro mais antigo da Europa. Ao caminhar por estas ruas estreitas parece que tudo permaneceu tal qual era há séculos atrás, indiferente ao reboliço exterior da cidade. Custa até a acreditar que este bairro se encontra em pleno coração de Lisboa e não numa pacata vila do interior onde os vizinhos todos se conhecem e se tratam pelo nome.
#4 Pára para relaxar num bar com vistas panorâmicas da cidade

Roteiro Lisboa: Lost In Bar, Lisboa
Lisboa tem uns quantos bares panorâmicos que oferecem vistas da cidade arrebatadoras. Nesta categoria, alguns dos que recomendo são o Lost In, Park e Topo.
#5 Vê o pôr-do-sol no Miradouro da Graça

Roteiro Lisboa: Miradouro da Graça
Oficialmente nomeado como Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, porém é mais conhecido como Miradouro da Graça e tem a localização ideal para desfrutar do melhor espectáculo que o entardecer pode proporcionar, o pôr-do-sol.
#6 Bebe ginjinha no Largo de S. Domingos
“A Ginjinha do Largo de S. Domingos foi o primeiro estabelecimento em Lisboa (1840) a comercializar a bebida que lhe dá o nome e que rapidamente se transformou num ex-líbris da cidade.”
Localização: Largo de São Domingos, nº 8, Lisboa
#7 Ouve fado

Roteiro Lisboa: Fado
O fado faz parte da identidade portuguesa. Foi a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal.
Uma visita a Lisboa é a oportunidade perfeita para ir a uma típica casa de fado e desfrutar deste espectáculo tão característico.
Para ouvir uma das mais reconhecidas fadistas portuguesas, a Amália Rodrigues, cliquem aqui. Para ouvirem a “Lisboa Menina e Moça”, um dos nossos fados favoritos sobre Lisboa, cliquem aqui.
Dia 2: Mapa
Dia 3
#1 Explora Belém & Prova os famosos Pastéis de Belém

O que fazer em Lisboa? Pastéis de Belém
Na realidade, pastéis de Belém e pastéis de nata são sinónimos para o mesmo tipo de pastel. Pastéis de nata podem encontrar em qualquer pastelaria portuguesa e são geralmente bons, mas nada se compara aos históricos e estaladiços Pastéis de Belém que só se conseguem encontrar em Belém.
Localização: Rua de Belém nº 84 a 92, Lisboa
Belém é um pouco longe do centro de Lisboa. A forma mais prática e fácil de chegar a Belém é de eléctrico, comboio ou autocarro. Já que vieste tão longe não te limites a comer os pastéis de Belém e ir embora. Aproveita o que esta parte de Lisboa tem para te oferecer. Para além dos famosos pastéis de Belém, em Belém também encontrarás o CCB (Centro Cultural de Belém), a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos & o Mosteiro dos Jerónimos.
# 2 Encontra um guaxinim

O que fazer em Lisboa? Encontra um guaxinim
Em Lisboa é possível encontrar um guaxinim. Não um guaxinim que respire e que se mexa, mas uma extraordinária obra de arte urbana da autoria do inconfundível Bordalo II.
Localização: Poderão encontrá-lo ao caminhar desde o Mosteiro dos Jerónimos até ao Centro Cultural de Belém. O Guaxinim encontra-se nas traseiras deste museu
#3 Visita o Village Underground

Roteiro Lisboa: Village Underground
O Village Underground é um espaço de coworking. Conta com “14 contentores marítimos e dois autocarros da Carris, que foram reaproveitados e que servem hoje de escritório a 35 empreendedores, que ali desenvolvem 19 projetos diferentes”. É também neste espaço que podes encontrar um dos mais originais café de Lisboa. Um café dentro de um autocarro.
Clica aqui para leres o nosso artigo sobre os cafés mais giros de Lisboa.
Localização: Museu da Carris, Rua 1º de Maio, nº 103, Alcântara, Lisboa
#4 Visita a LX Factory

O que fazer em Lisboa? LX Factory
A LX Factory é um dos nossos projectos favoritos e mais criativos. É o local perfeito para encontrar fascinantes obras de arte urbana, e ainda, os cafés, bares e restaurantes mais originais. Como se ainda não bastasse, aqui, ocorrem também eventos culturais diversos.
Localização: Rua Rodrigues de Faria nº 103, Lisboa. Clica aqui para ver no Google Maps. A LX Factory não fica longe do Village Underground. Podem aproveitar para visitar estes 2 projectos criativos no mesmo dia
#5 Visita a livraria- Ler Devagar

O que fazer em Lisboa? Livraria Ler Devagar, LX Factory
A Livraria “Ler Devagar” é apenas um dos espaços a não perder dentro da LX Factory. Não é de admirar que esta charmosa e inusitada livraria tenha sido nomeada uma das mais belas do mundo.
#6 Visita a estação Alcântara-Mar

Roteiro Lisboa: Tunel pedonal da Estação Ferroviária de Alcântara-Mar
O túnel pedonal da estação Alcântara-Mar é mais uma galeria de arte urbana, inesperada e imperdível.
Localização: Tunel pedonal da Estação Ferroviária de Alcântara-Mar
Como chegar a esta estação? Opção nº1: Apanha um comboio no Cais do Sodré e compra um bilhete até à estação de Alcântara-Mar. O comboio até Alcântara-Mar não leva mais do que 5 minutos. Opção nº2: Caminha desde a LX Factory até à estação de Alcântara-Mar, são apenas 10 minutos a andar.
Dia 3: Mapa
Dia 4
#1 Visita o Palácio Fronteira

O que fazer em Lisboa? Palácio da Fronteira
Quem diria que Lisboa tinha “um dos mais preciosos e bem conservados palácios seiscentistas portugueses”? O Palácio Fronteira é, de facto, um dos segredos de Lisboa mais bem guardados.
Clica aqui para ler o nosso texto completo e descobrir mais sobre esta pérola lisboeta.
Como chegar ao Palácio da Fronteira? Apanha o metro até à estação do Jardim Zoológico (também conhecida como Sete Rios), na linha azul. Dirigi-te até perto do Jardim Zoológico e procura a paragem do autocarro da carris 770. Depois, só precisas de apanhar esse mesmo autocarro e sair na paragem com o mesmo nome do Palácio – a paragem “Palácio Marquês Fronteira”.
#2 Observa a fachada exterior do VIP Executive Arts Hotel

Roteiro Lisboa: VIP Executive Arts Hotel, Parque das Nações
Não sabemos como é ficar hospedado neste hotel, mas parece privilegiar a arte e tem uma das mais apelativas fachadas. Se quiserem descobrir como é passar uma noite neste hotel, cliquem aqui e depois contem-nos como foi. Estamos curiosos para saber se a experiência de aqui pernoitar é tão espetacular como o seu mural exterior.
Localização: Av. D. João II, nº 47, Parque das Nações, Lisboa
#3 Caminha à beira rio e fica a conhecer o Parque Tejo & Parque das Nações

Roteiro Lisboa: Parque Tejo
Se estás à procura do local ideal para fazeres uma caminhada ou corrida à beira rio, então o Parque Tejo é uma óptima escolha. A partir deste parque terás uma vista privilegiada para a Ponte Vasco da Gama.
#4 Explora o bairro do Príncipe Real & Visita alguns dos seus cafés

O que fazer em Lisboa? Embaixada
O Príncipe Real é muito mais do que apenas um dos mais charmosos e elegantes bairros de Lisboa. É também aqui que se encontram dois dos meus cafés favoritos na cidade: Pavilhão Chinês & Embaixada.
O Pavilhão Chinês conta com 5 salas diferentes que ostentam uma variada colecção. Aqui encontra-se um pouco de tudo, desde quadros a medalhas, soldadinhos de chumbo, bibelots e muito mais.
Clica aqui para leres o nosso artigo sobre os cafés mais giros de Lisboa.
A Embaixada é um belo espaço que resulta da recuperação de um antigo palácio neo-árabe e funciona como uma galeria comercial. Pelas várias salas estão distribuídas várias lojas e alguns restaurantes.
Localização: Praça do Príncipe Real, 26, Príncipe Real, Lisboa
Dia 4: Mapa
Dia 5
#1 Visita o Palácio da Ajuda

Roteiro Lisboa: Palácio da Ajuda
“O Palácio da Ajuda é único no mundo porque se conserva até hoje como testemunho intocado do que foi uma residência real europeia ao estilo Napoleão III.”
Clica aqui para ler e ver mais fotos deste majestoso palácio português.
O palácio é enorme. Tem mais de 200 salas, embora apenas cerca de 30 sejam visitáveis.
Como chegar? O Palácio da Ajuda não fica longe de Belém. Poderão alcançá-lo com uma caminhada de cerca de 20 minutos, utilizando o Google Maps. Ou poderão apanhar um transporte público para aqui chegar.
Transportes- Carris: 18; 729; 732; 742; 60
#2 Bebe um café ou um delicioso cocktail na Pensão Amor

O que visitar em Lisboa? Pensão Amor
Aqui, no final do século XIX, alugavam-se quartos à hora a prostitutas e marinheiros que chegavam a Lisboa. Agora, este espaço renasceu com um charme muito característico e poderá ser adicionado à tua lista dos cafés mais originais para experimentares em Lisboa.
Clica aqui para ler mais sobre este espaço.
Localização: Rua do Alecrim, nº19, Cais do Sodré, Lisboa
#3 Visita uma livraria dedicada a livros de viagens

Roteiro Lisboa: Livraria Palavra de Viajante
Dia 5: Mapa
Dia 6
#1 Vai até Sintra

O que fazer em Lisboa? Palácio da Pena, Sintra
Terra de palácios, parques, conventos, mansões, rodeada por um verde vibrante da serra que a envolve. Não há descrição pomposa o suficiente que possa fazer jus à experiência que é visitar Sintra.
Sintra encontra-se a uma curta distância de Lisboa e é facilmente acessível através de comboio.
#2 Pernoita no Convento de São Saturnino

O que fazer em Lisboa? Convento de São Saturnino
Localiza-se em Azóia, a apenas 39 km de Lisboa e 16 km de Sintra. Este alojamento goza de uma posição e de uma envolvente privilegiada. Sobranceiro ao Atlântico, situado num verdejante vale escondido da reserva natural da Serra de Sintra – Cascais, encontramos esta jóia tão bem conservada.
Clica aqui para ler a nossa review completa e recheada de fotos & aqui para reservar.
Dia 7
#1 Aluga um carro e explora a Serra da Arrábida e as suas incríveis praias. Apenas 1h de distância de Lisboa
Clica aqui para ler o nosso Guia Essencial Para Explorar a Serra da Arrábida.
Onde ficar em Lisboa?
#1 Casa Balthazar

Onde ficar em Lisboa? Casa Balthazar
Para aqueles que, tal como nós, procuram incansavelmente o melhor alojamento. Não procurem mais, a resposta está na Casa Balthazar. Afinal, de todos os alojamentos com vistas bonitas de Lisboa, este é o que goza de uma das vistas mais alucinantes da cidade e o único que permite aos seus hóspedes usufruir dessa vista num jacuzzi.
Clica aqui para ler a nossa review completa e recheada de fotos e aqui para reservar.
#2 Hostels
Lisboa é também conhecida pela quantidade de incríveis hostels que possui. Hostels em Lisboa não são apenas sinónimo de alojamento económico, existe uma grande variedade de hostels únicos e cheios de estilo. Alguns dos nossos favoritos são: Brickoven Palace Hostel| The Independente Hostel & Suites | Home Lisbon Hostel | Stay Inn Lisbon Hostel | Passport Lisbon Boutique Hostel | Lisbon Calling
Encontra aqui o hostel dos teus sonhos.
#3 Apartamentos
Nalgumas idas recentes a Lisboa também experimentámos alguns apartamentos no centro de Lisboa que gostámos muito e recomendamos vivamente. Os apartamentos são: Ascensor da Bica – Lisbon Serviced Apartments | Lisbon Apartment Bairro Alto 3
Reserva aqui a tua estadia memorável em Lisboa.
Chegar a Lisboa de avião: Como ir do aeroporto até ao centro de Lisboa?
O aeroporto de Lisboa encontra-se a apenas 6km do centro da cidade. A forma mais fácil e barata de chegar ao centro é utilizando o metro. No entanto, se o teu voo chega de madrugada, é bom teres em consideração que o metro de Lisboa não funciona 24h por dia. Abre às 6h30 e fecha à 1h da manhã.
Preço de uma viagem de metro: 1.45€ | Preço de um bilhete de metro diário: 6.3€
Este roteiro foi útil para planeares os teus dias em Lisboa? Deixa a tua opinião nos comentários!