Viseu, a cidade do mítico Viriato, líder dos lusitanos (147 e 139 a.C.). Célebre por vencer os romanos e por ser símbolo de resistência. Embora seja incerto se Viriato aqui nasceu. Certo é que Viseu invoca a memória deste destemido chefe lusitano.
Esta é também a cidade de Grão Vasco, ou Vasco Fernandes, mestre da pintura renascentista. Podem contemplar as suas obras no museu que tem o seu nome, o Museu Nacional Grão Vasco. É grátis no 1º domingo do mês. Nós decidimos ir e não nos arrependemos. Ficámos bastante impressionados com as suas obras.
Museu Grão Vasco, Viseu
Ainda nunca tínhamos ponderado visitar Viseu, mas, este Verão, acabámos por lá ir parar. Agora, perguntamo-nos como pudemos levar tanto tempo sem descobrir esta cidade secular de ruas estreitas e encantadoras?
Passamos lá 2 dias e não nos importaríamos de ter ficado por mais tempo. Aqui iremos enumerar as coisas, fora dos tradicionais panfletos turísticos que mais gostámos e que recomendamos vivamente:
1 – Jardins Efémeros

Jardins Efémeros
Foi esta iniciativa que despertou o nosso interesse em conhecer a cidade. Viseu cativou-nos não só por ter iniciativas como esta que dão vida a espaços abandonados enchendo-os com arte e espalhando cultura pela cidade, mas também pelo seu cheiro a antiguidade bem preservada no tempo. Tem casas abandonadas e um ambiente secular, sabendo, no entanto, conjugar com modernidade e iniciativas que dão vida à cidade
Caso este seja um dos motivos que vos leve a Viseu, aconselhamos-vos a consultar o site do evento. Assim, podem descobrir em que zonas da cidade se encontram as diversas instalações artísticas, quando decorrem os concertos e as emissões de cinema.
2- Nutellandia

Nutellandia, Viseu
Acho que ter uma loja dedicada à Nutella já é motivo suficiente para dar aqui um pulinho. Apesar de apresentar um menu simples, não há como não gostar de um óptimo crepe cheio de nutella e morangos magnificamente bem apresentado ou de uma waffle com nutella a acompanhar com gelado.
Deixo-vos aqui a página do facebook e a morada para que a possam encontrar facilmente: Av. Alberto Sampaio nº25, Viseu.
Preço: crepe com nutella e fruta = 4,80€ ; waffle com nutella e gelado = 5,80€
Se são mesmo fãs de gulodices ainda vos sugiro espreitarem a loja dedicada aos cupcakes que também não fica longe da Nutellandia. Os cupcakes são visualmente muito apelativos.
Talvez por nesse dia termos tido a brilhante ideia de ir almoçar à Nutellandia e, de seguida, comer um cupcake como sobremesa, achei-os um bocadinho enjoativos. Porém, isto é apenas a minha opinião. O meu namorado gostou. Talvez vocês também gostem.
O nome da loja de cupcakes é “Velvet“. Ninguém pode negar que os seus cupcakes não são lindos.
3- Sé de Viseu
Para além de ser um local emblemático da cidade e quase de visita obrigatória é também um dos sítios mais fresquinhos para visitar no Verão, quando o calor aperta.
4- Ir tomar um café à “Maria Xica”
Sempre que estamos em sítios novos adoramos descobrir bares e locais acolhedores e diferentes.
“Maria Xica” é um restaurante, mas também um bar. Não jantámos aqui, mas temos a certeza que deve ser um óptimo sítio para o fazer. Viemos aqui ao final da noite, para beber qualquer coisa refrescante. O mais encantador do espaço bar/café são as diversas salinhas que o constituem e que nos dão privacidade e nos fazem sentir como se estivéssemos na casa da nossa avó.
5 – Comer no “Time to Eat”
Para infelicidade das nossas mães, nós não somos muito pessoas de saladas. Porém, aqui, comemos uma salada fantástica de “presunto e brie” e um falafel também muito bom. Não foi só a comida que nos surpreendeu, mas também a relação qualidade/preço. Apenas não recomendamos o sumo de laranja natural porque não estava fresquinho, nem era muito doce.
Preço: Nuggetts de frango (C/molho de alho e ervas) + tosta de atum + menu falafel durum + salada de presunto e brie + água 0,5cl + 1 café + 2 sumos de laranja naturais = 21,20
Joana
Para a próxima também podem comer no “Porta da Sé”, ou no “Vintage”. Ir ao “Armazém do Café” e claro, comer o bolo “Viriato” na pastelaria “Amaral”. ?
Lara Oliveira
Muito obrigada pelas dicas, Joana! Certamente que na nossa próxima visita iremos seguir os seus conselhos. Fomos pesquisar no Google pelos Viriatos, da pastelaria Amaral, e ficámos encantados. Estamos, agora, cheios de pena por não termos provado um! A Bola de Vinha D´Alhos, da Amaral, também nos pareceu deliciosa. Temos mesmo de voltar!